Multidisciplinar
Browse by
Recent Submissions
-
Estudo sobre o perfil profissional do assistente administrativo em empresas de Colatina-ES
(Colatina, 2022)Este artigo retrata a percepção de gestores e de funcionários da área de área de Recursos Humanos (RH) em relação ao perfil profissional para o cargo de Assistente Administrativo em empresas de ramos distintos, que ...
-
O ensino interdisciplinar em geografia: concepções, práticas, desafios e potencialidades
(IfesNova Venécia, 2022)A palavra interdisciplinar se faz cada vez mais presente em diferentes contextos, como o escolar. Apesar disso, nem sempre há em torno dessa expressão uma reflexão e um trabalho condizente a essa perspectiva tão necessária ...
-
Classificação de imagens usando machine learning para auxiliar o reconhecimento de alimentos em self service de restaurantes paraportadores de necessidades visuais
(Cachoeiro de Itapemirim, 2022)RESUMO: O mundo é repleto de desafios e existem pessoas que apresentam um grau a mais de dificuldade, como por exemplo, os portadores de deficiência visual, público alvo do objeto de estudo do presente trabalho. É possível ...
-
Ensino do conceito de volume no ensino fundamental : análise de propostas contidas em pesquisas realizadas na perspectiva histórico-cultural
(Vitória, 2022)RESUMO: Este trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresenta um levantamento de pesquisas que abordam sobre Volume e a Teoria Histórico-Cultural e investiga propostas para o ensino do conceito deste no ensino fundamental, ...
-
Inclusão digital nas escolas da rede pública do Espírito Santo: uma breve revisão
(cachoeiro de itapemirim, 2022)RESUMO: O objetivo desse estudo é compreender como acontece a inclusão digital nas escolas públicas do Espírito Santo. Para isso fez-se uma breve incursão na literatura sob as palavras chave “inclusão digital” e "Escolas ...
-
Ensino remoto na educação básica durante a pandemia de COVID-19: como duas professoras trabalham a adição nesse novo cenário educacional em duas escolas públicas municipais
(Cachoeiro de Itapemirim, 2022-03-10)RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo investigar como duas professoras ensinam a adição quando ela é apresentada em forma de operação básica no ensino remoto emergencial. Especificamente buscou-se investigar como ...
-
Informática na educação: uma discussão sobre o papel das novas tecnologias educacionais - gamificação - no processo de ensino-aprendizagem.
(Cachoeiro de Itapemirim, 2022)RESUMO O uso da tecnologia em sala de aula tem proporcionado novos caminhos na prática docente, podendo tornar o processo de aprendizagem dos alunos mais prazeroso e desafiante. Assim, baseado no potencial das tecnologias ...
-
A utilização do Google Sala de Aula na aplicação da disciplina de matemática
(Cachoeiro de Itapemirim, 2022-05-17)RESUMO: Atualmente um dos maiores desafios no campo educacional é a busca de novas formas de ensino e de aprendizagem. Tem se observado que o uso das tecnologias de informação na disciplina de matemática pode potencializar ...
-
Por que eu desistir de ser professor(a) de matemática?
(2022)RESUMO: O texto apresenta resultados de um estudo de caso qualitativo, realizado com 25 estudantes que desistiram voluntariamente do curso de Licenciatura em Matemática do IFES campus Cachoeiro de Itapemirim entre o primeiro ...
-
Educação de jovens e adultos no ensino de matemática: como a ferramenta Google sala de aula pode colaborar para isso
(Cachoeiro de Itapemirim, 2022)RESUMO: Com a tecnologia cada vez mais presente em nossa sociedade e adquirido cada dia mais espaço no meio educacional, propomos com este trabalho investigar as contribuições do Google Sala de Aula para o ensino da ...
-
Os jogos como metodologia de ensino na aprendizagem da matemática de alunos do ensino médio
(Cachoeiro de Itapemirim, 2022)RESUMO:Visando um ensino de matemática mais dinâmico, menos engessado, e que tenha participação dos alunos, este trabalho tem por objetivo, apresentar os benefícios dos jogos como um recurso didático, identificar quais ...
-
Capacitação em programação básica e robótica na seleção de alunos bolsistas do projeto programar para avançar: letramento e robótica para aluno da rede pública
(Colatina, 2021)RESUMO: O trabalho teve o propósito de desenvolver uma capacitação em programação inicial e robótica educacional para os alunos dos cursos técnicos integrados em Administração e Agricultura e do ensino superior em ...
-
OS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROECOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO: UMA ANÁLISE DAS AÇÕES IMPLEMENTADAS
(Colatina, 2022)Os Núcleos de Educação Ambiental (NEAs) / Núcleos de Educação Ambiental e Agroecologia (NEAAs) estão presentes em muitos Institutos Federais do Espírito Santo e contribuem para o desenvolvimento acadêmico-científico e ...
-
Por que eu não desisto de ser professor(a) de matemática?
(Cachoeiro de Itapemirim, 2022)RESUMO: Com este artigo busca-se responder às seguintes questões: quais motivos levam estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Ifes campus Cachoeiro de Itapemirim a pensarem em desistir de ser professores de ...
-
O uso do material didático manipulável no ensino híbrido para a compreensão de sólidos geométricos
(Cachoeiro de Itapemirim, 2021)RESUMO: Este trabalho objetiva apresentar uma proposta de intervenção pedagógica que possibilite trabalhar com material didático manipulável nas aulas de geometria espacial no modelo híbrido de ensino. Tem como ponto de ...
-
Interdisciplinaridade no Ensino Médio: Análise dos Projetos Integradores com o Tema STEAM Presentes no Livro da Área de Matemática e suas Tecnologias do PNLD 2021 - Objeto 1
(Cachoeiro de Itapemirim, 2022-03-17)RESUMO: Este estudo analisa dois projetos integradores o Ensino Médio da Tecnologia – Editora PNPCiências, Projetos Integrados do Livro Novo de Matemática e suas Tecnologias, Pesquisadora S atende aos critérios do livro ...
-
A matemática e o ensino híbrido: aprendizagem significativa no ensino médio?
(Cachoeiro de Itapemirim, 2022)RESUMO: O estudo parte do seguinte problema: em que medida o ensino híbrido interfere na aprendizagem significativa da Matemática? O objetivo foi analisar a contribuição do ensino híbrido na aprendizagem significativa da ...
-
Uma análise do capítulo de matemática financeira de um livro didático sob a perspectiva da teoria dos registros de representação semiótica
(Cachoeiro de Itapemirim, 2022-03-10)RESUMO: Entre as diversas atividades cotidianas das pessoas, podem-se destacar o uso do dinheiro e, devido a isso, a utilização dos conceitos da matemática financeira e da educação financeira. Sendo assim, os conhecimentos ...
-
Project Based Learning (PBL) na informática: um estudo de caso no ensino de imagens digitais em um curso técnico de informática para internet
(Colatina, 2022)RESUMO: Ao longo de minha trajetória profissional como docente na área de informática, percebo grande adoção de atividades práticas. Porém, são atividades sem apoio teórico em metodologias e práticas pedagógicas e, muitas ...
-
O uso de materiais manipuláveis no processo de ensino e aprendizagem de matemática nos anos finais do ensino fundamental
(Cachoeiro de Itapemirim, 2022-03-31)RESUMO: Analisa o uso dos materiais manipuláveis na disciplina de matemática e a aprendizagem significativa nos anos finais do ensino fundamental. Descreve o que são materiais manipuláveise as vantagens da sua utilização. ...
Redes Sociais