Multidisciplinar
Browse by
Recent Submissions
-
Ensino de cartografia : análise de uma proposta de oficina pedagógica baseada no uso de geotecnologias
(Instituto Federal do Espírito SantoNova Venécia, 2020)RESUMO A presente pesquisa teve como objetivo o estudo do uso das geotecnologias aplicadas à aprendizagem de Cartografia, através da análise de uma oficina pedagógica desenvolvida, com base, não só nas geotecnologias, ...
-
Educação ambiental : desafios para o desenvolvimento do cidadão no processo educativo
(Santa Teresa, 2020)A sociedade contemporânea passa por um momento de grandes discussões em torno das questões ambientais e almeja a formação de indivíduos conscientes de suas atitudes em relação ao meio ambiente. Para tanto, o presente ...
-
Campo, cidade e suas dualidades: políticas públicas de valorização da educação do campo e promoção social
(Vila Pavão, 2019-11-28)A pesquisa teve o intuito de analisar a transformação de três escolas da rede municipal de ensino de Vila Pavão (Espírito Santo, Brasil) que passaram a trabalhar com a linha freiriana dentro da perspectiva de uma política ...
-
O ensino de geografia na perspectiva freiriana : uma abordagem a partir do CEFFA de Chapadinha - Nova Venécia/ES
(Instituto Federal do Espírito SantoNova Venécia, 2019)O ensino de Geografia tem a importante função de possibilitar aos sujeitos a compreensão das dinâmicas do espaço geográfico em suas dimensões políticas, sociais, econômicas, culturais e naturais, para que se tornem capazes ...
-
Reforma agrária e ensino de Geografia : reflexões e propostas.
(2019)RESUMO: O trabalho aborda as contradições do desenvolvimento do capitalismo na agricultura brasileira. De um lado a agricultura camponesa, e a monopolização do território, quando o capital não entra diretamente no campo e ...
-
Inclusão educacional de alunos com transtornos de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) : os desafios para o ensino da geografia.
(Nova Venecia, 2020-02-19)RESUMO Considerando a inclusão educacional e os desafios para efetivá-la, o presente estudo objetivou investigar, descrever e analisar os desafios enfrentados pela escola e pela família no processo de escolarização de ...
-
OS ESTIGMAS SOBRE O CAMPO E O RURAL NO AMBIENTE ESCOLAR
(Instituto Federal do Espírito SantoNova Venécia, 2020-01)Considerando a perspectiva hegemônica urbanocêntrica da sociedade atual, na qual o campo é visto como atraso e a cidade como sinônimo de desenvolvimento, partimos do pressuposto de que os alunos camponeses quando inseridos ...
-
Inserção da realidade local no ensino de geografia no ensino fundamental II
(EDIFESNOVA VENÉCIA, 2020)A leitura do mundo é construída a partir da vivência dos educandos, contextualizadas e trabalhados pelos educadores em sala de aula. A leitura do mundo dá significado ao que o educando lê nos livros, despertando sua ...
-
A importância dos recursos didáticos diferenciados no ensino-aprendizagem da Geografia: o estudo de caso em uma escola de ensino médio do município de Vargem Alta (ES).
(IFES - Campus Nova VenéciaNova Venécia, 2019)RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo analisar de que forma os recursos didáticos diferenciados podem contribuir para o ensinoaprendizagem (FERRAÇO, 2007) da Geografia, sob o ponto de vista do professor, da equipe ...
-
O perfil, as áreas de atuação e competências de licenciados egressos do curso de licenciatura em geografia do IFES - Campus Nova Venécia-ES
(EdifesNova Venécia, 2019)O trabalho apresenta uma investigação sobre o perfil do egresso, áreas de atuação e percepções de competências de licenciados egressos do curso de Licenciatura em Geografia do IFES- Campus Nova Venécia. Foi realizada uma ...
-
Percepção Socioambiental da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Pinheiros - ES
(EdifesNova Venécia, 2019)RESUMO: Os resíduos sólidos urbanos devem ter uma disposição final adequada, visando minimizar impactos ao meio ambiente, portanto, sua produção deve ser reduzida e, à medida do possível, reutilizados e reciclados. Dessa ...
-
A lei 10.639/2003 e o ensino de história e cultura afrobrasileira na educação básica : uma análise a partir da E.M.E.F. “Guriri” (São Mateus/ES)
(Instituto Federal do Espírito SantoNova Venécia ES, 2019)Neste trabalho, procurou-se destacar a importância do ensino das relações étnicoraciais, considerando-se que ele pode contribuir positivamente para o combate ao racismo estrutural existente em nossa sociedade, contribuindo ...
-
O território percebido através de mapas mentais: diálogos sobre territorialidade dos educandos do 9º ano da EMEF São Cristóvão.
(IFESNova Venécia, 2019-12-11)Me intriga em como um mesmo lugar estabelece diversas relações e como isso é percebido e vivido por cada indivíduo. Ao problematizar esta questão durante o curso de licenciatura em Geografia muitos momentos pude refletir ...
-
As dimensões politíca, cultural e econômica do território do centro municipal de educação agroecológica - CMEA “Agostinho Batista Veloso ”
(IfesNova Venécia, 2019)O presente trabalho visa explorar as dimensões política, cultural e econômica do território da escola CMEA “Agostinho Batista Veloso” (CMEA A.B.V), bem como do recorte espacial do município abrangido pela instituição ...
Redes Sociais