dc.contributor.advisor | Costa, Suélen Rodrigues de Freitas | |
dc.contributor.author | Resende, Lara Sabrina Gomes | |
dc.contributor.author | Gama, Luciana Miranda Chaves | |
dc.date.accessioned | 2022-02-01T11:44:26Z | |
dc.date.available | 2022-02-01T11:44:26Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | RESENDE, Lara Sabrina Gomes; GAMA, Luciana Miranda Chaves; COSTA, Suélen Rodrigues de Freitas. Plano de Ensino Individualizado (PEI) : um facilitador para a inclusão de alunos autistas nas aulas de língua portuguesa. 2021. 39 f. TCC (Graduação) - Curso superior de Licenciatura em Letras- Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1564 | |
dc.description.abstract | RESUMO:
Este estudo alia-se às argumentações quanto a processos pedagógicos que buscam contribuir para o processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa do aluno autista na escola contemporânea. Destarte, fundamentado em literaturas pertinente à temática, na qual são explorados autores como: Bakhtin, Orrú, Mantoan e Vigotsky, em associação com as legislações vigentes. É apresentado o PEI enquanto estratégia, conceitos e possibilidades na atuação nas aulas de Língua Portuguesa com alunos com NEE, dentre estas, e em especial o TEA. Trata-se de uma revisão bibliográfica, associada a uma pesquisa de campo, de natureza qualitativa baseada nas perspectivas de Malhotra (2006), Denzin e Lincoln (2006), além de contar com feedback de um questionário direcionado a docentes que atuam na educação básica. Ao final, conclui-se que, proficuamente o PEI converge para as múltiplas demandas escolares na atualidade, entre as quais, a reestruturação de currículos e práticas docentes; uma maior sinergia entre famílias e agentes escolares e, um melhor diagnóstico das heterogeneidades e periodicidades na aprendizagem desses alunos que manifestarem maior dificuldade em sua comunicação, linguagem e interação social. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT:
This study joins the arguments about pedagogical processes that seek to contribute to the teaching and learning process of Portuguese language of the autistic student in contemporary schools. Thus, based on literature relevant to the subject, in which authors such as Bakhtin, Orrú, Mantoan and Vigotsky are explored, in association with current legislation. The PEI is presented as a strategy, concepts and possibilities in acting in Portuguese language classes with students with SEN, among them, and especially the TEA. This is a literature review, associated with field research, qualitative in nature based on the perspectives of Malhotra (2006), Denzin and Lincoln (2006), in addition to having feedback from a questionnaire aimed at teachers who work in basic education . In the end, it is concluded that, fruitfully, the PEI converges to the multiple school demands nowadays, among which, the restructuring of curricula and teaching practices; a greater synergy between families and school agents and a better diagnosis of heterogeneities and periodicities in the learning of those students who manifest greater difficulty in their communication, language and social interaction. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Plano Educacional Individualizado | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Estratégias Pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Integração | pt_BR |
dc.title | Plano de ensino individualizado (PEI) : um facilitador para a inclusão de alunos autistas nas aulas de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Letras - Português | |
dc.contributor.member | Costa, Suélen Rodrigues de Freitas | |
dc.contributor.member | Rozário, Jefferson Diório do | |
dc.contributor.member | Borges, Carline Santos | |
Redes Sociais