Browsing Multidisciplinar by Subject "Educação"
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A cultura maker como prática pedagógica na educação profissional e tecnológica
(Cachoeiro de Itapemirim, 2023-06-30)RESUMO Este trabalho consiste em uma revisão de literatura que busca identificar a aplicação de práticas pedagógicas da cultura maker na educação profissional e tecnológica. Para embasar teoricamente a pesquisa, foram ...
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Gamificação na Educação Profissional e Tecnológica (EPT): proposta de intervenção pedagógica para o curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio
(Cariacica, 2022)RESUMO: Os avanços tecnológicos disponíveis na sociedade, permitem o acesso rápido e fácil de informações técnico-cientificas, favorecendo a melhoria no processo de ensino/aprendizagem. Esses avanços tecnológicos somados ...
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Gestão escolar democrática e participativa: um processo de aprendizado coletivo
(Pinheiros, 2023)Este trabalho é o resultado da pesquisa de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Escolar oferecido pelo Instituto Federal do Espírito Santo. Com base nos pressupostos teóricos de Libâneo (2012), Luck (2007), Freire ...
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MODELAGEM DE RELEVO 3D
(Vitória, 2022-12-06)Este trabalho apresenta uma análise de experiências pedagógicas que utilizam a cultura maker no processo de ensino e aprendizagem de geografia. O objetivo deste trabalho é identificar as contribuições da cultura maker ...
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Momento síncrono e mediação docente no processo de ensino-aprendizagem em atividades pedagógicas não-presenciais: estudo de caso
(Alegre, 2022)O processo de ensino-aprendizagem e a comunicação entre professor e aluno pode ser comprometido quando não ocorre uma boa comunicação e momentos para construção do conhecimento com liberdade, autonomia e incentivo. Dessa ...
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Transtorno do défict de atenção e hiperatividade (TDAH) na idade adulta
(Colatina, 2023)O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno que tem sido amplamente estudado nos últimos anos. No entanto, a maior parte da pesquisa tem se concentrado principalmente na fase da primeira ...
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Uso da gamificação no desenvolvimento de um plano de ensino para a competência de atendimento e suporte em ti nos cursos técnicos em informática
(Serra, 2023)RESUMO: A pesquisa trata de uma proposta pedagógica para o ensino de atendimento e suporte ao usuário em tecnologia de informação (TI), cujo objetivo é elaborar um projeto de intervenção para o desenvolvimento desta ...
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O uso de tecnologias digitais como ferramentas didáticas nas séries iniciais do ensino fundamental
(Alegre, 2022)O presente trabalho visa realizar um estudo sobre a influência das tecnologias digitais no contexto da sala de aula, tendo como foco a utilização de games no contexto escolar. A aprendizagem baseada em jogos é muito ...
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