Browsing Multidisciplinar by Issue Date
Now showing items 21-40 of 388
-
Processos de formação de professores no Ifes campus Santa Teresa: em foco a educação especial inclusiva
(Santa Teresa, 2019)O presente estudo foi desenvolvido com base em duas temáticas principais: a formação de professores e a Educação Especial Inclusiva (EEI), destacando-se de cada um o histórico, os documentos norteadores e as questões ...
-
A formação inicial de professores e a educação especial inclusiva: uma análise na Licenciatura em Ciências Biológicas no Ifes campus Santa Teresa
(Santa Teresa, 2019)A educação especial inclusiva busca acolher todas as pessoas no ensino regular e, para que exista essa inclusão, a escola precisa ser um espaço liberal e igualitário com o propósito de que todos alcancem o direito ao ...
-
Sistema de monitoramento de sensores sem fio utilizando rede MESH com foco em conforto e qualidades em ambientes escolares
(Colatina, 2019)As melhorias nas condições de conforto em ambientes escolares, principalmente as relacionadas a temperatura e luminosidade são temas explorados em outras literaturas que indicam uma significante melhora no rendimento ...
-
Jogos geográficos criados por alunos e para alunos do ensino fundamental II
(Vitória, 2019)RESUMO: As tecnologias estão cada vez mais presentes na sociedade moderna, sobretudo nas escolas e diante dos Nativos Digitais, jovens nascidos no século XXI e imersos neste mundo tecnológico. O geógrafo Milton Santos já ...
-
Formação de professores e o uso de tecnologias digitais na educação infantil
(Vitória, 2019)RESUMO: Esta pesquisa é oriunda do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Tecnologias Educacionais do Cefor/ Ifes e tem como temática reflexões sobre a Formação de Professores que atuam na Educação Infantil em relação à ...
-
O uso do jogo Multi trilhas no ensino e difusão da Libras entre alunos ouvintes e surdos em salas regulares : análise e proposições
(Vitória, 2019)RESUMO: A partir da evolução das tecnologias da informação e da comunicação, é possível perceber que atualmente estamos vivendo uma nova era onde tudo se modifica, caracterizando um processo de mudança cada vez mais ...
-
Google Arts & Culture : estudo de caso com alunos do ensino fundamental I - 5º ano e a aplicabilidade nas aulas de arte
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um aplicativo que vem facilitando bastante o cotidiano dos professores de arte em sala de aula. A ferramenta Google Arts & Culture proporciona de forma gradativa as ...
-
Uso da realidade virtual na educação básica : as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas
(Vitória, 2019)RESUMO: A educação pode acompanhar os avanços das tecnologias em benefício do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. A Realidade Virtual (RV) apresenta-se com uma dessas tecnologias disponíveis e acessíveis aos ...
-
Tecnologias digitais : uma proposta inclusiva na disciplina de educação física
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente trabalho tem por objeto de estudo a utilização das tecnologias como suporte na prática docente do professor de Educação Física, com foco em alunos cadeirantes do 2° ano do Ensino Fundamental I.O Produto ...
-
Jogos digitais no processo ensino-aprendizagem
(Vitória, 2019)RESUMO: A pesquisa compreende a relevância do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especificamente os jogos digitais, como recurso de aprendizagem no ensino da Matemática. A intervenção ocorreu no 4º ano ...
-
Utilização do software Visual Class como ferramenta no processo de ensino de alunos com deficiência
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente tema traz aspectos relevantes sobre as dificuldades que muitos professores têm de se adaptar às novas tendências que envolvem tecnologia. Há também um agravante que é a questão da acessibilidade: lembrando ...
-
Tecnologias assistivas e o processo de ensino-aprendizado de alunos com deficiência visual
(Vitória, 2019)RESUMO: O presente trabalho aborda sobre como as inovações tecnológicas têm favorecido as diversas necessidades humanas, desenvolvendo a comunicação dentro e fora do ambiente escolar. Com isso, a tecnologia assume um papel ...
-
Enriquecimento curricular : inclusão digital para comunidade
(Vitória, 2019)RESUMO: A presente pesquisa analisa a importância da Inclusão Digital na comunidade a partir do projeto desenvolvido em uma escola de nível técnico no ano de 2016. Com base nas tecnologias de informação e comunicação, a ...
-
A utilização da tecnologia e da internet no processo de ensino e aprendizagem na escola "EEEFM - Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Quintiliano de Azevedo"
(Vitória, 2019)RESUMO: A Internet ganhou mais espaço em nossa sociedade, e se faz cada vez mais necessária na educação. Esse trabalho trata-se de analisar a importância da utilização da Internet como ferramenta de aprendizagem na sala ...
-
Interdisciplinaridade entre as disciplinas química, física e eletricidade: integração no curso técnico em eletrotécnica no Instituto Federal do Espírito Santo campus São Mateus
(São Mateus, 2019)RESUMO: A interdisciplinaridade estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento traçando o que é comum entre elas. O motivo do presente trabalho foi promover a interdisciplinaridade entre as ...
-
Panorama do mercado de trabalho capixaba
(Colatina, 2019)Resumo: Estudo desenvolvido a partir da análise dos dados do mercado de trabalho no estado do Espírito Santo no quarto trimestre de 2019, publicados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Por meio de pesquisa ...
-
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO E VALIDAÇÃO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE COLETA SELETIVA.
(Vila Velha, 2019)Na sociedade contemporânea há grande preocupação com as questões ambientais e a educação ambiental tem conquistado destaque nos contextos escolares formais e não formais. O objetivo desse estudo é promover a sensibilização ...
-
Inserção de alunos do curso Proeja na tecnologia digital: uma proposta de site sobre o mundo do trabalho
(Vitória, 2019)Esta pesquisa é oriunda do Programa de Pós-Graduação lato sensu em Tecnologias Educacionais do Cefor/Ifes e se enquadra na temática sobre a tecnologia digital dos alunos do curso Proeja. Neste contexto, como principal ...
-
Objeto de aprendizagem no apoio ao controle de patrimônio
(Vitória, 2019)Este trabalho aborda o desenvolvimento de objeto de aprendizagem (OA), procurando criar ferramentas educacionais que auxiliem nas capacitações presenciais, voltadas a importância do controle patrimonial, direcionada ...
-
Uso de ferramentas de geoprocessamento no mapeamento dos postos de combustíveis, analisando possíveis conflitos com as áreas de APP no perímetro urbano no município de Colatina-ES
(Colatina, 2019)RESUMO: As Áreas de Preservação Permanente correspondem aos espaços cobertos ou não por vegetação nativa com função de preservar os recursos hídricos e manter os aspectos naturais do meio ambiente conforme o novo Código ...
Redes Sociais