Browsing Multidisciplinar by Title
Now showing items 345-364 of 388
-
O uso da cartografia colaborativa com jovens do território do bem : uma sequência didática para o ensino de geografia
(Vitória, 2020)RESUMO: As tecnologias digitais e suas inovações estão presentes cada vez mais em diversas áreas do nosso cotidiano. A cartografia é uma delas, uma ciência geográfica responsável pela representação gráfica da superfície ...
-
Uso da gamificação no desenvolvimento de um plano de ensino para a competência de atendimento e suporte em ti nos cursos técnicos em informática
(Serra, 2023)RESUMO: A pesquisa trata de uma proposta pedagógica para o ensino de atendimento e suporte ao usuário em tecnologia de informação (TI), cujo objetivo é elaborar um projeto de intervenção para o desenvolvimento desta ...
-
O uso da interdisciplinaridade e contextualidade em sala de aula : a prática da leitura nas aulas de matemática
(Venda Nova do Imigrante, 2023)RESUMO: Muito tem se discutido sobre as novas formas de ensinar. Diversos educadores questionam e buscam alternativas no ensino, para que a Matemática, uma disciplina com alta complexidade e pouco aceita pelos alunos, ...
-
Uso da realidade virtual na educação básica : as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas escolas
(Vitória, 2019)RESUMO: A educação pode acompanhar os avanços das tecnologias em benefício do processo de ensino e aprendizagem nas escolas. A Realidade Virtual (RV) apresenta-se com uma dessas tecnologias disponíveis e acessíveis aos ...
-
O uso da tecnologia em práticas docentes na educação profissional
(Colatina, 2024)A inserção da tecnologia para a sociedade traz inúmeras mudanças no cotidiano do ser humano, seja no ambiente do trabalho, dentro das famílias e até mesmo na sala de aula, que é o foco central deste trabalho. Atualmente, ...
-
O uso das metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem: proposta pedagógica com uso da gamificação para escola do campo.
(Vitória, 2024-12-09)O presente trabalho apresenta uma prática pedagógica, a partir do tema proposto “O uso das metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem: proposta pedagógica com uso da gamificação para escola do campo”, ...
-
Uso das TIC como abordagem para alunos de uma escola de 2º grau de Castelo/ES na prevenção e combate à violência
(Vitória, 2018)RESUMO: Esta pesquisa aborda os diferentes tipos de violência que ocorrem na sociedade e como a escola, por meio das novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), tem a necessidade de construir a conscientização, ...
-
Uso de aplicações em nuvem, no apoio ao ensino presencial, pós pandemia
(Vitória, 2024)O presente estudo tem como objetivo geral analisar as aplicações em nuvem na educação em sala de aula de forma didática complementar na interação entre professor e aluno de forma colaborativa, com o apoio de tecnologias ...
-
Uso de atividades lúdicas de matemática para inclusão de alunos com autismo no ensino regular
(2024)Este trabalho visa observar em uma classe regular comum de ensino têm sido desenvolvidas práticas de ensino-aprendizagem por meio do uso de jogos lúdicos de matemática para alunos com autismo, com o tema: atividades lúdicas ...
-
Uso de estratégias metodológicas para o ensino de perímetro e área para alunos com deficiência intelectual e TEA
(Vitória, 2024)A inclusão no ensino é um tema atual e relevante, e é necessária uma reflexão acerca das políticas públicas que estão em vigor e mudanças no contexto escolar, cumprindo a legislação. A mudança por parte dos regentes de ...
-
Uso de ferramentas de geoprocessamento no mapeamento dos postos de combustíveis, analisando possíveis conflitos com as áreas de APP no perímetro urbano no município de Colatina-ES
(Colatina, 2019)RESUMO: As Áreas de Preservação Permanente correspondem aos espaços cobertos ou não por vegetação nativa com função de preservar os recursos hídricos e manter os aspectos naturais do meio ambiente conforme o novo Código ...
-
O uso de ferramentas tecnológicas no ensino de inglês: uma proposta para o fundamental II
(Vitória, 2024)RESUMO Este trabalho de conclusão de curso, baseado em pesquisa bibliográfica, explora a importância do ensino da língua inglesa no Ensino Fundamental II, fase de transição da infância para a adolescência, e suas ...
-
O uso de inteligência artificial na educação: um estudo de caso em uma escola técnica de informática
(Vitória, 2024)A incorporação da Inteligência Artificial (IA) na educação tem se mostrado uma estratégia promissora para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem, especialmente por se tratar de um método ativo educacional que está ...
-
O uso de jogos digitais educativos no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil: alfabetização dos conteúdos da língua portuguesa
(Piúma, 2022)RESUMO: Este trabalho tem como finalidade desenvolver uma intervenção pedagógica proposta para identificar a importância do uso dos jogos digitais educativos e o aumento da motivação dos estudantes, no estágio da alfabetização ...
-
Uso de metodologias ativas de aprendizagem: gamificação no ensino da administração aplicada ao ensino médio profissionalizante
(Piúma, 2022)RESUMO: Este trabalho aborda o uso de metodologias ativas de aprendizagem do tipo gamificação no Ensino Médio Profissionalizante em relação à disciplina de administração de empresas. O objetivo principal consiste em elaborar ...
-
Uso de Metodologias Ativas Integradas à Tecnologias Digitais no Ensino Híbrido de Bioquímica dos Seres Vivos para Estudantes do Ensino Médio
(Piúma, 2024)RESUMO: A promoção de uma educação que vença paradigmas e supere as formas obsoletas de ensinar e aprender, características da Pedagogia tradicional, é um desafio constante dos educadores e comunidade escolar nos últimos ...
-
O uso de mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem de biologia celular
(Alegre, 2022)Em um mundo cada vez mais tecnológico é impossível a não inserção das tecnologias e mídias digitais no processo de ensino-aprendizagem. Dentre os diversos aparatos tecnológicos, o podcast tem ganhado destaque como ferramenta ...
-
O uso de objetos de aprendizagem na promoção da aprendizagem significativa de soma e subtração de frações
(Vitória, 2023)As frações constituem um tópico de grande relevância na Educação Básica, haja vista que se trata de um conteúdo que está presente no estudo de diversos assuntos matemáticos. Todavia, observa-se que os alunos comumente ...
-
O uso de recursos pedagógicos adaptados para um estudante com transtorno do espectro autista do ensino fundamental em uma escola da zona rural do município de Linhares
(Vitória, 2024-12-21)O presente projeto de intervenção busca oportunizar recursos pedagógicos específicos para atender às necessidades de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município de Linhares, Espírito Santo. A metodologia ...
-
Uso de recursos visuais para o ensino-aprendizado de alunos surdos: uma pesquisa bibliográfica aliada a uma proposta de sequência didática
(Cefor - Reitoria, 2024)O objetivo deste estudo é investigar, através de um estudo bibliográfico aliado a uma proposta de sequência didática, como o uso de recursos visuais pode ser integrado ao processo de ensino- aprendizagem de alunos ...
Redes Sociais