Multidisciplinar
Browse by
Recent Submissions
-
Práticas pedagógicas inclusivas no ensino de história para estudantes com deficiência intelectual
(Vitória, 2024)RESUMO O trabalho investiga práticas pedagógicas inclusivas no ensino de História para estudantes com deficiência intelectual no Ensino Fundamental II, buscando identificar barreiras e propor estratégias educacionais ...
-
Pessoas com Deficiência Física e Inclusão Escolar: Desafios a Vencer em uma Escola Municipal de Mantenópolis - ES
(2024)O presente trabalho aborda a inclusão escolar de pessoas com deficiência física, tema de grande relevância na construção de uma educação acessível e democrática. A inclusão vai além da inserção física do aluno em escolas ...
-
Engajamento e reflexão no ensino técnico e profissionalizante:estratégias para superar o foco exclusivo em notas
(Vitória, 2024)RESUMO: Este trabalho busca analisar como metodologias ativas podem ser utilizadas para aumentar o engajamento e a qualidade do aprendizado de alunos em cursos técnicos e profissionalizantes, que em geral focam mais ...
-
Desenho universal para aprendizagem: estratégias inclusivas para o ensino técnico integrado ao ensino médio
(Vitória, 2024)RESUMO Com as leis de inclusão houve aumento do número de alunos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva em escolas regulares, inclusive em cursos técnicos profissionalizantes, trazendo a necessidade ...
-
As tecnologias digitais e de comunicação (TDIC) no contexto da educação de jovens e adultos (EJA): com a palavra, os professores
(Vitória, 2024)Este estudo investigou a perspectiva docente sobre as Tecnologias Digitais no contexto da Educação de Jovens e Adultos com o objetivo de compreender como os professores percebem e utilizam as TDIC no contexto da sala de ...
-
Museu virtual como ferramenta de aprendizagem em artes visuais: estudo de caso no fundamental II em uma escola de tempo integral
(Vitória, 2024-10-09)Este projeto visa investigar a importância e o uso das tecnologias no ensino por meio das aulas de artes visuais, com o propósito de ser facilitador do ensino e aprendizagem em sala de aula, e tem como objetivos o estudo ...
-
Qualidade hídrica do rio Fundão
(Santa Teresa, 2025)A pesquisa sobre a qualificação da água do Rio Fundão é uma iniciativa para avaliar o bem estar das comunidades que dependem desse recurso hídrico. O Rio Fundão, sendo um dos afluentes da Bacia Hidrográfica do Rio Reis ...
-
Gamificação: perspectivas para o ensino de língua inglesa no ensino médio
(Vitória, 2024-11-07)Abordamos neste trabalho a temática da gamificação no ensino de Língua Inglesa no ensino médio. De modo a destacar a importância de inovações pedagógicas para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos, propondo a ...
-
Impactos na saúde emocional de docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
(Cariacica, 2024)RESUMO: Este artigo tem por objetivo realizar um levantamento sobre a saúde emocional do professor do ensino fundamental anos iniciais de escolas públicas e/ou privadas do Brasil, considerando em que medida as condições ...
-
Aprendizagem baseada em problemas (ABP): aplicação na central de operações da Enel Distribuição de São Paulo
(Vitória, 2024)This proposal examines the application of the Problem-Based Learning (PBL) methodology in the context of operators at the Operations Center of ENEL Distribution de São Paulo. It explores the relevance of this approach ...
-
Inteligência artificial: uma investigação sobre o seu uso para prover acessibilidade no ensino de história
(Vitória, 2024)A relação entre ensino e aprendizagem adquiriu proporções significativas à medida que se tornou necessário acompanhar as possibilidades proporcionadas pelas tecnologias digitais. Ao direcionar o foco para a Inteligência ...
-
A relevância das práticas pedagógicas interativas na educação de jovens e adultos: utilizando o kahoot e o bingo para o ensino da tabela periódica
(Vitória, 2025)Este trabalho visa facilitar o aprendizado da tabela periódica na Educação de Jovens e Adultos (EJA) por meio de métodos pedagógicos interativos, utilizando recursos lúdicos como Kahoot e Bingo para estimular o envolvimento, ...
-
Inovação na capacitação em imunização para profissionais de saúde: uso de uma plataforma digital interativa
(Palmeira das Missões, 2024-12-05)Introdução: Este trabalho final de curso (TFC) tem como tema a capacitação continuada de profissionais de saúde, com foco na imunização, por meio da implementação de uma plataforma digital interativa. O problema de pesquisa ...
-
Proposta de prática pedagógica inclusiva para o ensino do sistema esquelético humano a alunos surdos e ouvintes
(EdifesVitória, 2025)A Educação de Surdos na perspectiva da Educação Inclusiva vem ganhando destaque ao longo dos anos, nas quais debates sobre como ensinar e incluir os surdos no ambiente educacional vem sido discutidos e legislações que ...
-
Os desafios enfrentados por professores de matemática no processo de inclusão de estudantes da educação especial
(Vitória, 2024)O presente Plano de Intervenção teve como objetivo conhecer e analisar os desafios enfrentados por professores de Matemática no Processo de Inclusão de Estudantes da Educação Especial. Visando explicar as questões que ...
-
O uso das metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem: proposta pedagógica com uso da gamificação para escola do campo.
(Vitória, 2024-12-09)O presente trabalho apresenta uma prática pedagógica, a partir do tema proposto “O uso das metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem: proposta pedagógica com uso da gamificação para escola do campo”, ...
-
PRODUÇÃO, VALIDAÇÃO E APLICAÇÃO DA REVISTA VINTSET PARA ABORDAGEM DAS ARBOVIROSES NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA
(Vila Velha, 2024-10-23)A incidência de casos de dengue, Zika e chikungunya aumentou significativamente em todo o mundo nos últimos anos, representando um grande desafio para a saúde pública. Diante do aumento expressivo dessas arboviroses ...
-
Climatologia: uma proposta didática a partir da plataforma wordwall
(Vitória, 2024)Este trabalho de abordagem qualitativa, é feito através de livros e do site da plataforma Wordwall, para propor uma prática pedagógica através dos jogos pedagógicos em forma de quiz. Sendo que a tecnologia digital, aliada ...
-
Metodologias e práticas inovadoras no enfrentamento do bullying no ambiente escolar
(Vitória, 2024)O trabalho aborda a importância de combater o bullying e promover a inclusão escolar, com foco em alunos com deficiência. Seu objetivo principal foi construir e desenvolveratividades e metodologias inovadoras em uma ...
-
Desenvolvimento de materiais didáticos no ensino de ciências da natureza para alunos com deficiência
(2024-11-21)A proposta de intervenção pedagógica baseou-se na temática de práticas e tecnologias inclusivas. O objetivo geral foi desenvolver um material de apoio para os professores da área de ciências da natureza e também para os ...
Redes Sociais