Prática de leitura digital no 3° ano do Ensino Médio : sequência didática sobre o conto Maria da autora Conceição Evaristo
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo trabalhar o conto digital Maria, de Conceição Evaristo, em uma sequência didática, desenvolvendo a criticidade do aluno do 3° ano do Ensino Médio, utilizando o recurso digital Padlet, aplicado ao ensino de literatura. E com a organização de atividades direcionadas à discussão sobre a temática social, feminicídio, incentivar a prática de leitura digital. Este trabalho se constitui como uma pesquisa bibliográfica com sequência didática. A partir da reflexão sobre os trabalhos de Porto e Porto (2012); Cosson (2020); Coscarelli (2010, 2019) e Novais (2010), entre outros, constatamos que: a) as práticas colaborativas são importantes para a constituição do sujeito leitor e crítico; b) o recurso Padlet, nesse contexto, fomenta o trabalho com linguagens diversas e requer uma posição mais flexível do professor durante o processo de ensino-aprendizagem.
ABSTRACT: This article aims to work the digital short story Maria, by Conceição Evaristo, in a didactic sequence, developing the criticality of the 3rd year high school student, using the digital resource Padlet, applied to the teaching of literature. And with the organization of activities directed to the discussion on the social theme, feminicide, encourage the practice of digital reading. This work constitutes a bibliographic research with didactic sequence. From the reflection on the works of Porto and Porto (2012); Cosson (2020); Coscarelli (2010, 2019) and Novais (2010), among others, we found that: a) collaborative practices are important for the constitution of the reader and critical subject; b) the Padlet feature, in this context, fosters work with diverse languages and requires a more flexible position of the teacher during the teaching-learning process.
Redes Sociais