dc.contributor.advisor | Huapaya, Raoni | |
dc.contributor.author | Guasti, Giselli Saccani | |
dc.contributor.author | Peluchi, Michelle Cunha | |
dc.date.accessioned | 2022-01-28T14:52:11Z | |
dc.date.available | 2022-01-28T14:52:11Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | GUASTI, Giselli Saccani Guasti; PELUCHI, Michelle Cunha Peluchi; Huapaya, Raoni. O gênero crônica como incentivo à leitura no ensino médio. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso superior de Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1557 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A Crônica é um gênero textual de natureza jornalística e que atualmente está presente em diversos meios de comunicação, bem como, nos livros didáticos de forma literária a serem trabalhados em sala de aula. De acordo com Köche & Marinello (2013), “a crônica consiste em um texto que faz uma reflexão pessoal em relação a fatos do cotidiano que, em alguns casos, aparentemente não tem muita relevância, no entanto, o cronista o significa, colocando-o em evidência, mostrando ângulos não percebidos”. Diante dessas características, compreendemos que a crônica é um gênero textual que pode auxiliar o educador a desenvolver no educando a habilidade da leitura e interpretação. Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar de que modo a crônica pode auxiliar no desenvolvimento da leitura, a partir da análise de métodos já aplicados em sala de aula, por meio de uma pesquisa qualitativa de procedimento bibliográfico-documental. O artigo é fundamentado em uma bibliografia diversificada a respeito do gênero Crônica, utilizando-se de autores como Schlatter (2018), Lima e Caria (2020), Becker (2013) e outros. Neste sentido, concluiu-se que as estratégias e as sugestões pedagógicas, que são focalizadas no gênero textual crônica, contribuíram significativamente para aumentar a motivação dos discentes em ler e escrever textos no ambiente escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 13 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Crônica | pt_BR |
dc.title | O gênero crônica como incentivo à leitura no ensino médio | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Letras - Português | |
dc.contributor.member | Huapaya, Raoni | |
dc.contributor.member | Guerra, Mariana Passos Ramalhete | |
dc.contributor.member | Dalvi, Camila David | |
Redes Sociais