Show simple item record

O gênero crônica como incentivo à leitura no ensino médio

dc.contributor.advisorHuapaya, Raoni
dc.contributor.authorGuasti, Giselli Saccani
dc.contributor.authorPeluchi, Michelle Cunha
dc.date.accessioned2022-01-28T14:52:11Z
dc.date.available2022-01-28T14:52:11Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationGUASTI, Giselli Saccani Guasti; PELUCHI, Michelle Cunha Peluchi; Huapaya, Raoni. O gênero crônica como incentivo à leitura no ensino médio. 2021. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso superior de Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1557
dc.description.abstractRESUMO: A Crônica é um gênero textual de natureza jornalística e que atualmente está presente em diversos meios de comunicação, bem como, nos livros didáticos de forma literária a serem trabalhados em sala de aula. De acordo com Köche & Marinello (2013), “a crônica consiste em um texto que faz uma reflexão pessoal em relação a fatos do cotidiano que, em alguns casos, aparentemente não tem muita relevância, no entanto, o cronista o significa, colocando-o em evidência, mostrando ângulos não percebidos”. Diante dessas características, compreendemos que a crônica é um gênero textual que pode auxiliar o educador a desenvolver no educando a habilidade da leitura e interpretação. Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar de que modo a crônica pode auxiliar no desenvolvimento da leitura, a partir da análise de métodos já aplicados em sala de aula, por meio de uma pesquisa qualitativa de procedimento bibliográfico-documental. O artigo é fundamentado em uma bibliografia diversificada a respeito do gênero Crônica, utilizando-se de autores como Schlatter (2018), Lima e Caria (2020), Becker (2013) e outros. Neste sentido, concluiu-se que as estratégias e as sugestões pedagógicas, que são focalizadas no gênero textual crônica, contribuíram significativamente para aumentar a motivação dos discentes em ler e escrever textos no ambiente escolar.pt_BR
dc.format.extent13 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectCrônicapt_BR
dc.titleO gênero crônica como incentivo à leitura no ensino médiopt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Letras - Português
dc.contributor.memberHuapaya, Raoni
dc.contributor.memberGuerra, Mariana Passos Ramalhete
dc.contributor.memberDalvi, Camila David


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record