O gênero crônica como incentivo à leitura no ensino médio
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: A Crônica é um gênero textual de natureza jornalística e que atualmente está presente em diversos meios de comunicação, bem como, nos livros didáticos de forma literária a serem trabalhados em sala de aula. De acordo com Köche & Marinello (2013), “a crônica consiste em um texto que faz uma reflexão pessoal em relação a fatos do cotidiano que, em alguns casos, aparentemente não tem muita relevância, no entanto, o cronista o significa, colocando-o em evidência, mostrando ângulos não percebidos”. Diante dessas características, compreendemos que a crônica é um gênero textual que pode auxiliar o educador a desenvolver no educando a habilidade da leitura e interpretação. Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo analisar de que modo a crônica pode auxiliar no desenvolvimento da leitura, a partir da análise de métodos já aplicados em sala de aula, por meio de uma pesquisa qualitativa de procedimento bibliográfico-documental. O artigo é fundamentado em uma bibliografia diversificada a respeito do gênero Crônica, utilizando-se de autores como Schlatter (2018), Lima e Caria (2020), Becker (2013) e outros. Neste sentido, concluiu-se que as estratégias e as sugestões pedagógicas, que são focalizadas no gênero textual crônica, contribuíram significativamente para aumentar a motivação dos discentes em ler e escrever textos no ambiente escolar.
Redes Sociais