A escrita nos anos finais do ensino fundamental sob um prisma interativo

Dias, Vitor Hugo Pereira (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Ao começar lecionar e presenciar a falta de interatividade na modalidade escrita nos métodos utilizados nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental, o presente trabalho procura salientar a importância do funcionamento interativo da língua, que acontece também nos textos escritos, enfatizando a concepção interacional da linguagem e para que isso ocorra ressalta mecanismos indispensáveis numa aula de produção textual, nomeadamente: gênero textual, destinatário e reescrita. Para isso, foi realizada uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados feita a partir de uma observação participante com a aplicação de uma sequência didática, com o objetivo de os alunos produzirem textos socialmente significativos. Essa sequência didática foi aplicada numa escola privada, onde pode concluir-se que os métodos para as aulas de produção textual baseados num prisma interativo facilitam a fluência da escrita deles, bem como despertam neles mais interesse pelas produções textuais.