Comenta.da.mente : um recurso digital para o ensino de estratégias de leitura
dissertação de mestrado
RESUMO: O presente trabalho objetiva pesquisar estratégias de leitura em um objeto de aprendizagem no Ensino Fundamental II. Para tanto, foi construída uma plataforma digital que representa o produto educacional final, o qual foi utilizado dentro de uma Sequência de Atividades, em que os alunos foram orientados a criar e compartilhar informações sobre suas leituras na sala de informática em forma de frases-síntese e usando o gênero Comentário a partir do gênero discursivo Artigo de Opinião selecionados e preparados pelo professor na ferramenta. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas sobre: os Objetos de Aprendizagem (OA’s), o ensino de Língua Portuguesa no Brasil, as contribuições da Linguística Textual e as estratégias de leitura; a criação da plataforma; elaboração e aplicação de uma Sequência de Atividades, bem como a análise das implicações desse recurso para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos por meio do próprio uso do recurso; e diálogo com os professores de uma rede municipal em oficinas de estudo do aplicativo. Dessa forma, apoiando-se na concepção enunciativo-discursiva da linguagem, o contato dos alunos com o texto ocorre de forma dialógica, aproximando-o da escrita, pois o foco da plataforma é proporcionar a compreensão do sentido global de textos com base no ensino de estratégias de leitura.
Redes Sociais