O trabalho com o gênero notícia no ensino fundamental II : uma proposta de sequência didática

Santos, Tatiana Custódio dos (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este artigo tem a finalidade de abordar o trabalho com o gênero textual notícia no Ensino Fundamental II, visando mostrar de que maneira o contato com o texto jornalístico Informativo contribui para o processo do letramento, auxiliando no processo de ensino e aprendizagem em Língua Portuguesa. O aluno desenvolve, desse modo, um olhar com mais criticidade, uma vez que passa a ter contato com os diferentes acontecimentos do cotidiano a sociedade. Sugerimos, também, uma proposta de sequência didática direcionada ao sexto ano, com o intuito de mostrar como pode ser a prática em sala de aula, tendo em vista o gênero já mencionado. Para discutir o conceito de gênero textual, utilizamos principalmente os autores Koch e Marcuschi; para discutir sobre o gênero notícia, trazemos obra de Koche e Marinello; para tratar do conceito de sequência didática, utilizamos os estudos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).