Possibilidades de letramento para o desenvolvimento da leitura e da escrita : um estudo a partir das parlendas

Zamprogno, Josenaide Lopes Silva (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Este estudo trata-se de possibilidades de letramento para o desenvolvimento da leitura e da escrita com o gênero textual parlenda. Foi desenvolvido para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. O objetivo foi pautado em sugerir aos professores práticas de letramento para o ensino da leitura e da escrita, por meio de parlendas. A fundamentação teórica utilizada foi baseada em Bakhtin (1992), Bazerman (2006), Angela Kleiman (2007), Magda Soares (2010), Rojo (2012) e outros. A metodologia foi desenvolvida através de uma pesquisa bibliográfica, com uma proposta de Sequência Didática com parlendas. Concluímos, a partir dos referenciais bibliográficos, que é possível fazer com que o professor de Língua Portuguesa compreenda a relevância do trabalho com o gênero textual parlenda no Ensino Fundamental II, como objeto de conhecimento nas práticas de leitura e escrita.

ABSTRACT: This study deals with literacy possibilities for the development of reading and writing with the textual genre parlendas. It was developed for Portuguese language teachers in elementary school II. The objective was based on suggesting literacy practices to teachers for teaching reading and writing, through talks. The theoretical foundation used was based on Bakhtin (1992), Bazerman (2006), Angela Kleiman (2007), Magda Soares (2010), Rojo (2012) and others. The methodology was developed through a bibliographical research, with a proposal for a Didactic Sequence with parlendas. We conclude, from the bibliographic references, that it is possible to make the Portuguese Language teacher understand the relevance of working with the textual genre parlendas in elementary school II, as an object of knowledge in reading and writing practices.