A literatura no ensino médio : um estudo sobre dificuldades e possibilidades para o desenvolvimento do hábito da leitura

Rigo, Daniele Furieri (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Neste artigo defendemos o hiperconto como alternativa de abordagem da Literatura em sala de aula e, consequentemente, como ação afirmativa de fomentação do hábito de leitura. Trata-se de um estudo bibliográfico empreendido para verificar como a literatura é abordada no ensino básico, em especial no ensino médio. Parte-se da constatação de que o modo como a literatura é apresentada em sala de aula é pouco eficaz para o processo de desenvolvimento do gosto pela leitura. Neste estudo aponta-se como possível solução a utilização dos hipercontos, aparando por sua característica multimodal. Para chegar à conclusão utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho exploratória por meio de um levantamento investigativo de trabalhos publicados sobre o tema. Amparados nos estudos de Alves (2019) e Cani (2017) concluiu-se que o emprego do hiperconto em sala de aula é uma possível solução para o incentivo a criação do hábito da leitura em alunos do ensino médio.