dc.contributor.advisor | Ferreira, Rafael da Silva Marques | |
dc.contributor.author | Freitas, Luciana Soares | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Miriam Pimentel | |
dc.date.accessioned | 2022-01-26T12:47:23Z | |
dc.date.available | 2022-01-26T12:47:23Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | FREITAS, Luciana Soares; GONGALVES, Miriam Pimentel; FERREIRA, Rafael da Silva Marques. Transposição didática por meio do gênero Textual infográfico. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1544 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O presente estudo tem como objetivo compreender como o gênero infográfico pode contribuir com o trabalho dos processos de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Os objetivos específicos são a investigação na literatura existente e as potencialidades do infográfico como gênero textual, com vista a fornecer subsídios para fomentar o estudo da língua; além de proporcionar uma forma de trabalhar o gênero infográfico, por meio de uma sequência didática, com os professores do ensino fundamental. Insere-se no âmbito das pesquisas de cunho qualitativo pelo procedimento de pesquisa bibliográfica. Teoricamente, baseamo-nos em Coello (1998), Calegari (2013), Peltzer (1992), Almeida, (2008), Bohnsack (2007) e Panofsky (1975) para compreendermos o gênero infográfico; a respeito de sua aplicabilidade para o ensino de língua, recorremos a Clark & Mayer, (2014) Sweller (2009) e Almeida (2008). Propomos uma sequência didática tendo como material principal o infográfico com a intenção de compreender a sua inserção nas aulas de língua portuguesa e na prática educativa. Devido a crise sanitária vivida nos últimos anos, não foi possível a aplicação em uma turma presencialmente. Entretanto, pelas análises realizadas, compreendemos que a sequência de ações aqui proposta viabilizará um o processo de elaboração e os elementos que constituem esse gênero textual, suas representações e possibilidades interdisciplinares. | pt_BR |
dc.format.extent | 22 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero infográfico | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | Transposição didática por meio do gênero textual infográfico | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/5080991180073759 | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Licenciatura em Letras Português | |
dc.contributor.member | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.member | Riolo, Vivian Pinto | |
dc.contributor.member | Ferreira, Rafael da Silva Marques | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/9995004018308532 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/ 0000-0001-7441-727X | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0002-6697-0718 | pt_BR |
Redes Sociais