Show simple item record

Transposição didática por meio do gênero textual infográfico

dc.contributor.advisorFerreira, Rafael da Silva Marques
dc.contributor.authorFreitas, Luciana Soares
dc.contributor.authorGonçalves, Miriam Pimentel
dc.date.accessioned2022-01-26T12:47:23Z
dc.date.available2022-01-26T12:47:23Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationFREITAS, Luciana Soares; GONGALVES, Miriam Pimentel; FERREIRA, Rafael da Silva Marques. Transposição didática por meio do gênero Textual infográfico. 2021. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1544
dc.description.abstractRESUMO: O presente estudo tem como objetivo compreender como o gênero infográfico pode contribuir com o trabalho dos processos de ensino e aprendizagem da língua portuguesa. Os objetivos específicos são a investigação na literatura existente e as potencialidades do infográfico como gênero textual, com vista a fornecer subsídios para fomentar o estudo da língua; além de proporcionar uma forma de trabalhar o gênero infográfico, por meio de uma sequência didática, com os professores do ensino fundamental. Insere-se no âmbito das pesquisas de cunho qualitativo pelo procedimento de pesquisa bibliográfica. Teoricamente, baseamo-nos em Coello (1998), Calegari (2013), Peltzer (1992), Almeida, (2008), Bohnsack (2007) e Panofsky (1975) para compreendermos o gênero infográfico; a respeito de sua aplicabilidade para o ensino de língua, recorremos a Clark & Mayer, (2014) Sweller (2009) e Almeida (2008). Propomos uma sequência didática tendo como material principal o infográfico com a intenção de compreender a sua inserção nas aulas de língua portuguesa e na prática educativa. Devido a crise sanitária vivida nos últimos anos, não foi possível a aplicação em uma turma presencialmente. Entretanto, pelas análises realizadas, compreendemos que a sequência de ações aqui proposta viabilizará um o processo de elaboração e os elementos que constituem esse gênero textual, suas representações e possibilidades interdisciplinares.pt_BR
dc.format.extent22 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectGênero infográficopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.titleTransposição didática por meio do gênero textual infográficopt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/5080991180073759pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Letras Português
dc.contributor.memberGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.memberRiolo, Vivian Pinto
dc.contributor.memberFerreira, Rafael da Silva Marques
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9995004018308532pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0001-7441-727Xpt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6697-0718pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record