dc.contributor.advisor | Cândido, Reginaldo Aparecido | |
dc.contributor.author | Vieira, Roberta Yara Nogueira Silva | |
dc.date.accessioned | 2022-01-26T12:38:33Z | |
dc.date.available | 2022-01-26T12:38:33Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Roberta Yara Nogueira Silva; CÂNDIDO, Reginaldo Aparecido. O uso de recursos tecnológicos no ensino de gêneros literários. 2021. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso Superior de Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1543 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O mundo atual é movido pela tecnologia. Com o passar do tempo e com a evolução humana, ele se torna cada vez mais dependente da mesma. O meio educacional também adotou a tecnologia para alcançar um melhor desenvolvimento e eficiência das suas atividades. Este trabalho tem como objetivo apresentar a relação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) com a educação, bem como a sua importância no processo pedagógico, especialmente no ensino dos gêneros literários. É abordado aqui também o uso de diversos recursos tecnológicos e virtuais no ambiente educacional para alavancar o ensino/aprendizagem voltados à leitura e à escrita. Esses recursos ainda podem ser utilizados extraclasse, como a ferramenta Padlet, para melhor compreensão dos conteúdos estudados, podendo ser acessado com o celular. Além disso, essa pesquisa traz na metodologia, estratégias para despertar nos educandos, um maior interesse e valorização da literatura. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: Today's world is driven by technology. Over time and with human evolution, the world becomes more and more dependent on it. The educational environment also adopted technology for a better development and efficiency of their work. This work aims to present the relationship of Information and Communication Technologies (ICTs) with education, as well as its importance in the pedagogical process, especially in the teaching of literary genres. The work also addresses the use of various technological and virtual resources in the educational environment to leverage teaching/learning focused on reading and writing. These resources can still be used extra-class, such as the Padlet tool, for a better understanding of the studied contents, and can be accessed with the cell phone. In addition, this research brings in the methodology, strategies to awaken in students, a greater interest and appreciation of literature. | pt_BR |
dc.format.extent | 20 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino Híbrido | pt_BR |
dc.title | O uso de recursos tecnológicos no ensino de gêneros literários | pt_BR |
dc.type | trabalho de conclusão de curso | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
ifes.course.undergraduate | Letras/Português | |
dc.contributor.member | Cândido, Reginaldo Aparecido | |
dc.contributor.member | Lopes, Lays de Oliveira Joel | |
dc.contributor.member | Nunes, Patrina Moreira | |
Redes Sociais