Show simple item record

Contribuições da literatura para a estruturação do eu no adolescente : um diálogo entre O pequeno príncipe e a psicanálise

dc.contributor.advisorMartinelli Filho, Nelson
dc.contributor.authorRosário, Milena Nascimento do
dc.date.accessioned2022-01-26T12:13:45Z
dc.date.available2022-01-26T12:13:45Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationROSÁRIO, Milena Nascimento do. Contribuições da literatura para a estruturação do eu no adolescente: um diálogo entre O pequeno príncipe e a psicanálise. 2020. 105 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001b/00001b66.pdf. Acesso em: 7 jan. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1542
dc.description.abstractRESUMO: O projeto de pesquisa vinculado ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do IFES - campus Vitória possui como tema: Contribuições da literatura para a estruturação do eu no adolescente: um diálogo entre O pequeno príncipe e a psicanálise. O objetivo geral é realizar uma leitura crítica da obra O pequeno príncipe e relacioná-la com o desenvolvimento da personalidade dos adolescentes sob a ótica da psicanálise. A partir das reflexões encontradas elaboramos um guia de leitura que visa despertar o leitor para as questões que ali se apresentam. Para fundamentar as análises dos temas destacados na obra literária e a relação com a personalidade, utilizamos os conceitos psicanalíticos de eu, outro, estádio do espelho, alienação e desejo, apoiados nos escritos de Freud e Lacan. A metodologia utilizada é baseada na pesquisa ação e foi adaptada para ser realizada de maneira virtual tendo em vista as condições estabelecidas pelo contexto de calamidade da saúde pública no ano de 2020. Realizamos encontros online por meio de chamadas de vídeo do aplicativo para celular WhatsApp, onde discutimos capítulos do livro e desenvolvemos questões reflexivas sobre os temas sugeridos. Os resultados encontrados mostraram a relação das reflexões propostas a partir do livro O pequeno príncipe com o processo de reconhecimento da identidade e formação do eu entre as participantes, além disso, foi possível observar o desenvolvimento do interesse pela leitura mediada que abre espaço para discussões sobre temáticas psicológicas.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES)pt_BR
dc.format.extent105 p.pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPequeno príncipe (Personagem fictício) - História e críticapt_BR
dc.subjectPsicanálise e literaturapt_BR
dc.subjectIdentidade (Psicologia) em adoslecentespt_BR
dc.subjectPscanálise do adolescentept_BR
dc.titleContribuições da literatura para a estruturação do eu no adolescente : um diálogo entre O pequeno príncipe e a psicanálisept_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de humanidadespt_BR
ifes.researchAreaPráticas educativas em ensino de humanidadespt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado em Ensino de Humanidades
dc.contributor.memberMartinelli Filho, Nelson
dc.contributor.memberCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.memberSaquetto, Diemerson
dc.contributor.memberCotonhoto, Larissy Alves


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record