Browsing Multidisciplinar by Author "Instituto Federal do Espírito Santo"
Now showing items 1-9 of 9
-
Análise de modelos didáticos de alunos em um curso especialização lato sensu em ensino de ciências.
Rodrigues Junior, Edmundo; Marques, Fabielle Castelan; Izo, Flávio; Oliveira, P. J. P.; Souza, T. S. (Cachoeiro de Itapemirim, ES, 2019)Este trabalho tem como objetivo identificar os modelos didáticos pessoais de um grupo de alunos regularmente matriculados em um curso de Pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências. Aplicamos um questionário a 28 alunos, ...
-
Distorções entre a BNCC e o ENEM: uma visão focada em ciências da natureza utilizando a taxonomia de bloom revisada
Marques, Fabielle Castelan; Nascimento, Bruno Costa do; Souza, Tércio da Silva de (Mossoró, 2021)A recém implementada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe mudanças significativas para a organização escolar. Diante disso, uma análise profunda da metodologia de avaliação do ensino médio precisa ser realizada. ...
-
A história da ciência na educação científica: uma revisão de literatura
Rodrigues, Gustavo Matheus de Oliveira; Rodrigues Junior, Edmundo; Oliveira, Paulo José Pereira de (Feira de Santana, BA, 2020)RESUMO: A abordagem da história da ciência na educação científica tem se mostrado um campo de pesquisa com cada vez mais espaço e importância, dadas suas potencialidades no aprimoramento do ensino de ciências. Por esta ...
-
PLANO DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL APLICADA NO CAMPO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS COMO ALTERNATIVA PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO
Zimerer, Stelamaris; Lima, Ana Paula Loureiro; Dalmaschio, Guilherme Pires (EdifesColatina, 2023-02-13)A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), após longo período de descrédito nas décadas de 40 a 70, é revitalizada na década de 90, ganhando força em 2012, com a criação do Marco de Referência de Educação Alimentar e ...
-
Proposta de sequência didática: o podcast como ferramenta na aprendizagem de cinemática
Marques, Danielle da Silva; Izo, Flávio; Rodrigues Junior, Edmundo; Poubel, Lucas (Cachoeiro de Itapemirim, ES, 2020)Vivencia-se um cenário na educação contemporânea, no qual os estudantes de física se distanciam do que é lecionado na sala de aula. Destaca-se o ensino da cinemática em que as fórmulas, muitas vezes, são apresentadas pelo ...
-
QUEM TEM MEDO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? EXPLORANDO CONEXÕES HUMANAS E MÁQUINAS INTELIGENTES EM UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÕES DA IA
Sant'Ana, Katiuscia Ribeiro (Linhares, 2023-11-28)O artigo aborda percepções e preocupações sobre a Inteligência Artificial (IA), destacando sua presença nos setores de comunicação, entretenimento e saúde. Sublinha a necessidade de conscientização e educação ética para ...
-
Um "rádio luz" para a introdução de tópicos de física moderna no Ensino Médio: sequência didática usando a metodologia do Arco de Maguarez
Coelho, N. F.; Oliveira, P. J. P. de; Rodrigues Junior, E.; Admiral, Tiago Destéffani; Silva, J. C. M.; Oliveira, R. C. F. de (Cachoeiro de Itapemirim, 2021)As metodologias ativas têm se mostrado alternativas para a prática docente diante da realidade do estudante atual, que tem acesso instantâneo à informação, bastando acessar o Google pelo celular. Diante desse cenário, ...
-
Sequência didática baseada no Arco de Maguerez a partir do diagnóstico sobre o tema radioatividade
Oliveira, Vanusa Pereira; Marques, Fabielle Castelan; Admiral, Tiago Destéffani (Cachoeiro de Itapemirim, 2020)O ensino da radioatividade apresenta algumas barreiras na sua abordagem e na concepção do educando. Está relacionado com o fato de este conceito precisar de grande abstração, pois as transformações ocorrem a nível ...
-
Sequência didática com arco de Maguerez elaborada a partir de dois experimentos de baixo custo para o ensino dos modos básicos de operação do transistor
Bueno, G. L. N.; Oliveira, P. J. P. de; Rodrigues Junior, E.; Admiral, Tiago Destéffani; Silva, G. A. T.; Coelho, E. K. F.; Louzada, V. H. (Cachoeiro de Itapemirim, ES, 2021)São bem conhecidas na literatura científica as dificuldades encontradas pelos professores do Ensino Médio em realizar aulas experimentais de física nas escolas. Dentre os motivos, podemos citar: falta de formação e ...
Redes Sociais