Navegação Multidisciplinar por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-15 of 15
-
Análise de modelos didáticos de alunos em um curso especialização lato sensu em ensino de ciências.
(Cachoeiro de Itapemirim, ES, 2019)Este trabalho tem como objetivo identificar os modelos didáticos pessoais de um grupo de alunos regularmente matriculados em um curso de Pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências. Aplicamos um questionário a 28 alunos, ...
-
A história da ciência na educação científica: uma revisão de literatura
(Feira de Santana, BA, 2020)RESUMO: A abordagem da história da ciência na educação científica tem se mostrado um campo de pesquisa com cada vez mais espaço e importância, dadas suas potencialidades no aprimoramento do ensino de ciências. Por esta ...
-
Sequência didática sistematizada nos três momentos pedagógicos para o ensino de ciências com articulação na nova base nacional comum curricular
(Cachoeiro de Itapemirim, ES, 2020)As pesquisas em ensino de Ciências têm indicado que atividades investigativas podem ser usadas com a finalidade de maior participação do aluno na construção do seu conhecimento. Com o objetivo de relatar uma experiência, ...
-
Proposta de sequência didática: o podcast como ferramenta na aprendizagem de cinemática
(Cachoeiro de Itapemirim, ES, 2020)Vivencia-se um cenário na educação contemporânea, no qual os estudantes de física se distanciam do que é lecionado na sala de aula. Destaca-se o ensino da cinemática em que as fórmulas, muitas vezes, são apresentadas pelo ...
-
Sequência didática baseada no Arco de Maguerez a partir do diagnóstico sobre o tema radioatividade
(Cachoeiro de Itapemirim, 2020)O ensino da radioatividade apresenta algumas barreiras na sua abordagem e na concepção do educando. Está relacionado com o fato de este conceito precisar de grande abstração, pois as transformações ocorrem a nível ...
-
Proposta didática utilizando Arduino para medição experimental da gravidade para alunos com e sem deficiência intelectual
(Cachoeiro de Itapemirim, ES, 2020)Dada a crescente inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas regulares, se torna cada vez maior o desafio de elaborar estratégias didáticas que possibilitem alcançar o aprendizado de forma satisfatória para ...
-
Sequência didática com arco de Maguerez elaborada a partir de dois experimentos de baixo custo para o ensino dos modos básicos de operação do transistor
(Cachoeiro de Itapemirim, ES, 2021)São bem conhecidas na literatura científica as dificuldades encontradas pelos professores do Ensino Médio em realizar aulas experimentais de física nas escolas. Dentre os motivos, podemos citar: falta de formação e ...
-
Distorções entre a BNCC e o ENEM: uma visão focada em ciências da natureza utilizando a taxonomia de bloom revisada
(Mossoró, 2021)A recém implementada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe mudanças significativas para a organização escolar. Diante disso, uma análise profunda da metodologia de avaliação do ensino médio precisa ser realizada. ...
-
Um "rádio luz" para a introdução de tópicos de física moderna no Ensino Médio: sequência didática usando a metodologia do Arco de Maguarez
(Cachoeiro de Itapemirim, 2021)As metodologias ativas têm se mostrado alternativas para a prática docente diante da realidade do estudante atual, que tem acesso instantâneo à informação, bastando acessar o Google pelo celular. Diante desse cenário, ...
-
DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, INCLUSÃO E EQUIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR
(Pinheiros, 2023)RESUMO A presente pesquisa justifica-se por analisar e refletir sobre a temática “Diversidade étnico-racial, inclusão e equidade no contexto escolar’’, para compreender a importância da valorização e do respeito à diversidade ...
-
PLANO DE INTERVENÇÃO: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL APLICADA NO CAMPO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS COMO ALTERNATIVA PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO MÉDIO
(EdifesColatina, 2023-02-13)A Educação Alimentar e Nutricional (EAN), após longo período de descrédito nas décadas de 40 a 70, é revitalizada na década de 90, ganhando força em 2012, com a criação do Marco de Referência de Educação Alimentar e ...
-
QUEM TEM MEDO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL? EXPLORANDO CONEXÕES HUMANAS E MÁQUINAS INTELIGENTES EM UM ESTUDO SOBRE PERCEPÇÕES DA IA
(Linhares, 2023-11-28)O artigo aborda percepções e preocupações sobre a Inteligência Artificial (IA), destacando sua presença nos setores de comunicação, entretenimento e saúde. Sublinha a necessidade de conscientização e educação ética para ...
-
Análise real para educação básica: passos iniciais
(Cachoeiro de Itapemirim, 2023-12-18)RESUMO: Os autores fizeram propostas de aula para ensinar a sentença 0,9999⋯=1 e as avaliaram a partir do referencial teórico sobre saberes docentes, matemática científica e matemática escolar. Um dos principais pontos ...
-
Diet supplementation formulated with Bacillus sp. SMIA-2 and its enzymes for Nile tilapia: zootechnical performance and effects on intestinal morphometry
(2024)The use of probiotics and exogenous enzymes in fish feed is a promising alternative to improve animal performance. This study evaluated the feasibility of applying Bacillus sp. SMIA-2 and its enzymes as supplements in the ...
-
A importância da mediação no ensino remoto para alunos autistas
(Alegre, 2024-05-28)O objetivo principal deste trabalho foi analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos com deficiência, inseridos na modalidade de ensino remoto, em meio à pandemia da Covid-19. Buscou-se demonstrar a importância do uso ...
Redes Sociais