Multidisciplinar
Browse by
Recent Submissions
-
A história em quadrinhos como ferramenta auxiliar no entendimento de funções exponenciais
(Santa Maria de Jetibá, 2022)Sendo a matemática a disciplina escolar que mais é lembrada pelos alunos quando se questiona as dificuldades de entendimento, esse trabalho buscou analisar o uso da história em quadrinhos para o ensino de funções exponenciais, ...
-
A história da ciência na educação científica: uma revisão de literatura
(Feira de Santana, BA, 2020)RESUMO: A abordagem da história da ciência na educação científica tem se mostrado um campo de pesquisa com cada vez mais espaço e importância, dadas suas potencialidades no aprimoramento do ensino de ciências. Por esta ...
-
Distorções entre a BNCC e o ENEM: uma visão focada em ciências da natureza utilizando a taxonomia de bloom revisada
(Mossoró, 2021-03)A recém implementada Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe mudanças significativas para a organização escolar. Diante disso, uma análise profunda da metodologia de avaliação do ensino médio precisa ser realizada. ...
-
Sequência didática com arco de Maguerez elaborada a partir de dois experimentos de baixo custo para o ensino dos modos básicos de operação do transistor
(Cachoeiro de Itapemirim- ES, 2021)São bem conhecidas na literatura científica as dificuldades encontradas pelos professores do Ensino Médio em realizar aulas experimentais de física nas escolas. Dentre os motivos, podemos citar: falta de formação e ...
-
SIG aplicado ao mapeamento da suscetibilidade à inundação no município de Serra/ES
(Santa Teresa, 2020-12-09)O presente trabalho teve como principal objetivo a realização de um mapeamento de áreas suscetíveis à inundação no município de Serra-ES (Brasil) a partir do uso da Análise Hierárquica Processual (AHP) e modelagem em ...
-
Um "rádio luz" para a introdução de tópicos de física moderna no Ensino Médio: sequência didática usando a metodologia do Arco de Maguarez
(Cachoeiro de Itapemirim- ES, 2021)As metodologias ativas têm se mostrado alternativas para a prática docente diante da realidade do estudante atual, que tem acesso instantâneo à informação, bastando acessar o Google pelo celular. Diante desse cenário, ...
-
Proposta de sequência didática: o podcast como ferramenta na aprendizagem de cinemática
(Cachoeiro de Itapemirim- ES, 2020)Vivencia-se um cenário na educação contemporânea, no qual os estudantes de física se distanciam do que é lecionado na sala de aula. Destaca-se o ensino da cinemática em que as fórmulas, muitas vezes, são apresentadas pelo ...
-
Análise de modelos didáticos de alunos em um curso especialização lato sensu em ensino de ciências.
(Cachoeiro de Itapemirim- ES, 2019)Este trabalho tem como objetivo identificar os modelos didáticos pessoais de um grupo de alunos regularmente matriculados em um curso de Pós-graduação lato sensu em Ensino de Ciências. Aplicamos um questionário a 28 alunos, ...
-
Sequência didática baseada no Arco de Maguerez a partir do diagnóstico sobre o tema radioatividade
(Cachoeiro de Itapemirim- ES, 2020)O ensino da radioatividade apresenta algumas barreiras na sua abordagem e na concepção do educando. Está relacionado com o fato de este conceito precisar de grande abstração, pois as transformações ocorrem a nível ...
-
Sequência didática sistematizada nos três momentos pedagógicos para o ensino de ciências com articulação na nova base nacional comum curricular
(Cachoeiro de Itapemirim- ES, 2020)As pesquisas em ensino de Ciências têm indicado que atividades investigativas podem ser usadas com a finalidade de maior participação do aluno na construção do seu conhecimento. Com o objetivo de relatar uma experiência, ...
-
Proposta didática utilizando Arduino para medição experimental da gravidade para alunos com e sem deficiência intelectual
(Cachoeiro de Itapemirim- ES, 2020)Dada a crescente inclusão de alunos com necessidades especiais em turmas regulares, se torna cada vez maior o desafio de elaborar estratégias didáticas que possibilitem alcançar o aprendizado de forma satisfatória para ...
Redes Sociais