Linguística, Letras e Artes
Envíos recientes
-
Aprendizagem Baseada em Problemas: Proposta de Ensino na Disciplina de Gestão Industrial do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica
(Serra, 2022)As metodologias ativas na educação vêm crescendo consideravelmente no mundo e a sua utilização implica em melhorias no índice de aprendizagem em até 90% (noventa por cento). O tema principal desta pesquisa é o uso da ...
-
Os desafios na aplicação das metodologias ativas no ensino de francês língua estrangeira: uma proposta pedagógica baseada na realidade do ensino público
(Vitória, 2023-12-06)Na contemporaneidade, o perfil acadêmico dos estudantes se modificou, demandando assim uma reavaliação das práticas de ensino realizadas na escola. As metodologias ativas, que são estratégias de aprendizagem que colocam o ...
-
PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DO GÊNERO CONTO
(VIANA, 2023-06-01)Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma prática pedagógica para o ensino de leitura literária. A experiência ocorreu em uma turma de alunos privados de liberdade do 3º ano do Ensino Médio ...
-
A utilização de dispositivos móveis no auxílio das práticas pedagógicas
(Linhares, 2023)O trabalho, em questão, consiste em uma revisão de literatura que aborda o uso de aparelhos móveis em sala de aula. O objetivo principal é compilar e analisar estudos já realizados sobre o tema. A revisão da literatura ...
-
Ensaio sobre o uso de tecnologias educacionais como mediadoras do processo de ensino de literatura no contexto da educação profissional
(Venda Nova do Imigrante, 2023)RESUMO: Esta pesquisa explora o uso das tecnologias educacionais como mediadoras no processo deensino-aprendizagem de literatura em sala de aula com o auxílio das perspectivas elencadas porItalo Calvino em sua obra: “Seis ...
-
DESIGN THINKING COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
(2023)A presente pesquisa objetivou desenvolver um estudo propositivo acerca da contribuição da abordagem Design Thinking para inovação de práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa na educação profissional e tecnológica ...
-
IMPORTÂNCIA, FUNCIONALIDADE E APLICABILIDADE DAS AULAS DE INFORMÁTICA NO CURRÍCULO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
(São Mateus, 2023-04)O presente trabalho tem como tema a “Importância, Funcionalidade e Aplicabilidade das Aulas de Informática no Currículo de Estudantes do Ensino Fundamental”, cujo objetivo é realizar o letramento digital de alunos do ensino ...
-
Communicative approach: uma experiência na aplicação de atividades para alunos do ensino fundamental regular
(2022)Com este projeto de pesquisa, buscou-se verificar como é o êxito nas atividades cujas tarefas possuem a abordagem do communicative approach aplicadas. Tarefas estas elaboradas em forma de questionários com questões abertas ...
-
GOOGLE SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA
(2022-12-15)O uso do google sala de aula oferece auxílio aos docentes e discentes a fim de oferecer um aprendizado eficiente e de qualidade, portanto, o google sala de aula torna-se uma ferramenta potencial na aprendizagem dos estudantes. ...
-
Qual a perspectiva de ensino de literatura é adotada para os anos finais do ensino fundamental na BNCC?
(Venda Nova do Imigrante, 2022)RESUMO: A presente monografia tem por objetivo compreender qual a perspectiva de ensino de literatura é adotada nos anos finais do Ensino Fundamental II na BNCC, bem como desvelar a quem interessa tal perspectiva. A ...
-
O uso de murais virtuais no ensino de anúncio publicitário em Língua Portuguesa.
(AlegreAlegre, 2022)Esta pesquisa aborda o trabalho com o gênero textual anúncio publicitário em aulas de Língua Portuguesa para turmas do 7° ano de escolaridade do ensino fundamental II, e tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência ...
-
O ensino da Língua Brasileira de Sinais para estudantes com deficiência auditiva como segunda língua no contexto escolar
(Nova Venécia, 2022)RESUMO: Este estudo, intitulado “O Ensino da Língua Brasileira de Sinais para Estudantes com Deficiência Auditiva como Segunda Língua no Contexto Escolar”, surgiu a partir da práxis no Atendimento Educacional Especializado ...
-
Tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de surdos em contexto pandêmico
(2022-07-22)RESUMO: As mudanças ocorridas a partir da pandemia da COVID-19 nos despertaram para a necessidade de reflexão sobre as práticas docentes inclusivas para Surdos no Ensino Remoto Emergencial. Esse novo cenário provocou ...
-
A circulação e o conceito de desvios de português nas redes sociais
(IFESSanta Maria de Jetibá, 2022)The aim of this academic work is analyses the engagement of the subjects on the social medias face to Portuguese mistakes present on posts of known people and the influence of the concepts of social places and standard ...
-
EDUCAÇÃO CRÍTICA EM LÍNGUA INGLESA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTOS IMPLICADOS
(Vitória, 2022)A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um estudo teórico-crítico propositivo acerca da educação linguística em língua inglesa com fins de justiça social no contexto das práticas locais. Para tanto, propôs o ...
-
O podcast em sala de aula: uma proposta de intervenção pedagógica
(Alegre, 2022)RESUMO: A era tecnológica tem solicitado dos profissionais e instituições de ensino práticas que envolvam a utilização das tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem. Logo, surgem diferentes estratégias ...
-
Orientações da BNCC acerca do ensino de leitura na escola: implicações para o desenvolvimento da competência leitora
(Vitória, 2021)RESUMO: Neste artigo apresenta-se um estudo sobre as orientações curriculares da BNCC, mais precisamente sobre o ensino de leitura na escola, a fim de refletir sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa e literatura ...
-
A gamificação no contexto das metodologias ativas para o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental II
(Vitória, 2021)RESUMO: Este artigo apresenta a pesquisa sobre a gamificação no contexto das metodologias ativas para o ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental II. O objetivo geral foi Investigarmos no contexto das metodologias ...
-
Preconceito linguístico : abordagens sobre a variação diastrática no ensino de língua portuguesa para o ensino médio
(Vitória, 2021)RESUMO: Este trabalho teve como principal objetivo investigar os estudos sobre as variações linguísticas diastráticas no ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Partiu-se, então, para a seguinte questão problema: ...
-
A utilização do site ToonDoo como ferramenta de aprendizagem na disciplina de língua portuguesa
(Vitória, 2019)RESUMO: Diante de um cenário totalmente tecnológico e a grande transformação do público-alvo nas escolas, entende-se a importância de incluir a tecnologia no contexto educacional. Professores e alunos já estão inseridos ...
Redes Sociais