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Subsídios linguísticos para o trabalho com a ortografia de alunos bilíngues

dc.contributor.advisorPeres, Edenize Ponzo
dc.contributor.authorHolz, Francislâine Cordeiro
dc.date.accessioned2022-01-25T15:53:45Z
dc.date.available2022-01-25T15:53:45Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationHOLZ, Francislâine Cordeiro. Subsídios linguísticos para o trabalho com a ortografia de alunos bilíngues. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras/Profletras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001a/00001a76.pdf. Acesso em: 4 maio 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1537
dc.description.abstractRESUMO: Tendo em vista a necessidade de um maior conhecimento sobre as consequências do contato entre línguas, objetivando um melhor planejamento do ensino da língua portuguesa, realizamos um estudo sobre as influências fonético-fonológicas da língua pomerana na escrita em português de alunos do Ensino Fundamental II bilíngues nessas duas línguas. Para alcançar nossos objetivos, foram avaliados 54 textos escritos em português para a disciplina Língua Portuguesa, produzidos por alunos com diferentes níveis de bilinguismo de uma escola pública localizada na comunidade bilíngue de São Sebastião de Belém, no interior do município de Santa Maria de Jetibá. Na análise dos textos, verificamos a influência do sistema sonoro da língua pomerana na escrita em língua portuguesa. Por meio dos preceitos teóricos dos Contatos Linguísticos e da Sociolinguística Educacional, bem como as estratégias de ensino apontadas pelo Epilinguismo, desenvolvemos um conjunto de atividades interventivas e posteriormente as aplicamos, a fim de auxiliar professores em comunidades bilíngues a trabalharem os problemas de ortografia advindos do contato linguístico e, igualmente, colaborar com a manutenção das línguas minoritárias, no caso, o pomerano.pt_BR
dc.format.extent158 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectPomerâniospt_BR
dc.titleSubsídios linguísticos para o trabalho com a ortografia de alunos bilínguespt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.contributor.institutionFaculdade da Região Serrana (Farese)pt_BR
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos da Linguagem e Práticas Sociaispt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras
dc.contributor.memberPeres, Edenize Ponzo
dc.contributor.memberStieg, Vanildo
dc.contributor.memberTressman, Ismael
dc.contributor.memberOliveira, Marco Antônio de


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