Show simple item record

O uso da história em quadrinhos como ferramenta motivadora nas práticas de letramento

dc.contributor.advisorTrentin, Raquel Camargo
dc.contributor.authorSouza, Bianca Camargo de
dc.contributor.authorCarvalho, Eunice Oliveira
dc.date.accessioned2022-01-25T12:28:55Z
dc.date.available2022-01-25T12:28:55Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSOUZA, Bianca Camargo de; CARVALHO, Eunice Oliveira; TRENTIN, Raquel Camargo. O uso da história em quadrinhos como ferramenta motivadora nas práticas de letramento. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Licenciatura em Letras-Português, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1533
dc.description.abstractRESUMO: Este trabalho propõe uma reflexão sobre o uso dos gêneros textuais no ensino da Língua Portuguesa e as contribuições das Histórias em Quadrinhos (HQs) para o desenvolvimento da competência leitora dos discentes. Para tal, consideramos os estudos de Soares sobre letramento (2010; 2019), de Marcuschi (2008) sobre os gêneros textuais, de Ramos (2019; 2020) sobre as HQs na educação, além da BNCC e dos PCN, que são os documentos normativos do currículo nacional. Propomos uma Sequência Didática para o 9º do Ensino Fundamental, centrada na apresentação de formas mais dinâmicas de apreensão da cultura literária, utilizando uma adaptação em HQ da famosa obra “O Diário de Anne Frank”. A finalidade é mostrar que, por meio de atividades diversificadas, os educandos podem desenvolver o hábito e o gosto pela leitura e pela escrita. Observamos que, atualmente, gêneros textuais com linguagem visual, como as HQs, são mais atrativos, sendo fortes aliados na disseminação de valores e da cultura, especialmente a literária. Abstract: This work proposes a reflection about the use of textual genres in the teaching of the Portuguese Language and the contributions of Comic Books for the students' reading competence development. Therefore, we have analysed studies on literacy by Soares (2010; 2019), on textual genres by Marcuschi (2008), on comics in education by Ramos (2019; 2020), and the BNCC and PCN, which are the basis of the normative documents of the national curriculum. We have proposed a Didactic Sequence for the 9th grade of Elementary School, focused on dynamic ways of apprehending literary culture presentation, using a comic book adaptation of the famous work “Anne Frank: The Diary of a Young Girl”. The purpose is to show that, through diversified activities, students can develop the habit and taste for reading and writing. We observe that textual genres with visual language, such as comic books, can be more attractive as allies in values ​​and culture dissemination, especially the literary one.pt_BR
dc.format.extent26 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectGêneros Textuaispt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
dc.titleO uso da história em quadrinhos como ferramenta motivadora nas práticas de letramentopt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Letras - Português
dc.contributor.memberTrentin, Raquel Camargo
dc.contributor.memberSilva, Fabrisa Leite Barros
dc.contributor.memberCardozo, Jacimara Ribeiro Merízio


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record