O uso da informática na pratica pedagógica dos professores do ensino fundamental

Santos, Valmir Da Silva (2022)

tcc

RESUMO: Cada vez mais as tecnologias de informação e comunicação vêm sendo apresentadas como solução para resolver problemas ligados ao ensino e aprendizagem. Neste estudo foi realizada uma investigação com professores atuantes, com o objetivo de fazer uma análise pedagógica de como se desenvolve na prática o uso da informática em sala de aula, identificando as principais dificuldades em utilizar as tecnologias em suas aulas em uma escola pública no município de Vargem Alta, verificando a intensidade que os professores usam os laboratórios de informática da escola, refletindo sobre a concepção de educação construída pelos professores e contribuindo para uma reflexão acerca da importância dos professores terem acesso às tecnologias na escola. Foi utilizado o estudo de caso, através de pesquisa usando aplicativo móvel, onde demonstrava uma real situação dos docentes e, abordando o estudo através da pesquisa bibliográfica e questionário com perguntas semiestruturadas aos professores, analisando os dados obtidos pela reflexão na ação, a reflexão sobre a ação e a reflexão sobre a reflexão na ação. Este estudo mostrou que a informática está presente nesta escola, mas que ao longo do período de COVID19, através de um plano de implantação e treinamento, o uso efetivo das tecnologias poderia suprir o conteúdo e ajudar na melhoria do nível de aprendizado, possibilitando uma forma hibrida de ensino que visa facilitar a transição do modo normal para o tecnológico.

ABSTRACT: Increasingly, information and communication technologies have been presented as a solution to solve problems related to teaching and learning. In this study, an investigation was carried out with active teachers, with the objective of making a pedagogical analysis of how the use of computers in the classroom is developed in practice, identifying the main difficulties in using technologies in their classes in a public school in the municipality. de Vargem Alta, verifying the intensity that teachers use the school's computer labs, reflecting on the concept of education constructed by teachers and contributing to a reflection on the importance of teachers having access to technologies at school. The case study was used, through research using a mobile application, where it demonstrated a real situation of teachers and, approaching the study through bibliographic research and questionnaire with semi-structured questions to teachers, analyzing the data obtained by reflection in action, reflection on action and reflection on reflection in action. This study showed that information technology is present in this school, but that throughout the COVID-19 period, through an implementation and training plan, the effective use of technologies could supply the content and help to improve the level of learning, enabling a hybrid form of teaching that aims to facilitate the transition from the normal to the technological mode.


Collections: