Browsing Linguística, Letras e Artes by Issue Date
Now showing items 1-20 of 25
-
A utilização do site ToonDoo como ferramenta de aprendizagem na disciplina de língua portuguesa
(Vitória, 2019)RESUMO: Diante de um cenário totalmente tecnológico e a grande transformação do público-alvo nas escolas, entende-se a importância de incluir a tecnologia no contexto educacional. Professores e alunos já estão inseridos ...
-
Criação e construção de conhecimento através da tela : analisando o processo de ensino e aprendizagem da dança através da imagem em movimento
(Vitória, 2019-02-23)Com o advento das novas tecnologias, o ensino da dança é atingido com o surgimento dos nativos digitais e por tanto, os educadores precisam encontrar novos meios para promover o processo de ensino e aprendizagem de maneira ...
-
Úrsula : a (in) visibilidade da mulher do século XIX
(Vitória, 2020)RESUMO: Este trabalho de conclusão de curso tem como finalidade analisar a obra Úrsula, escrita por Maria Firmina dos Reis em 1858 – a primeira escritora afrodescendente – que ultrapassou os limites de etnia e gênero ...
-
A hora de Rodrigo S.M. : a verdadeira estrela
(Vitória, 2021)RESUMO: A leitura superficial de A hora da estrela, último romance de Clarice Lispector leva o leitor a entender Macabéa como personagem principal do texto curto e de enredo descomplicado. No entanto, a obra clariceana não ...
-
Preconceito linguístico : abordagens sobre a variação diastrática no ensino de língua portuguesa para o ensino médio
(Vitória, 2021)RESUMO: Este trabalho teve como principal objetivo investigar os estudos sobre as variações linguísticas diastráticas no ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Partiu-se, então, para a seguinte questão problema: ...
-
Orientações da BNCC acerca do ensino de leitura na escola: implicações para o desenvolvimento da competência leitora
(Vitória, 2021)RESUMO: Neste artigo apresenta-se um estudo sobre as orientações curriculares da BNCC, mais precisamente sobre o ensino de leitura na escola, a fim de refletir sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa e literatura ...
-
Métodos de abordagem lúdica sobre o solo no ensino fundamental
(Santa Teresa, 2021)Apesar da singular importância do solo para o homem e o meio ambiente, diversas pesquisas apontam que o ensino sobre solos para os anos iniciais do Ensino Fundamental é carente de estratégias que apresentam o real significado ...
-
A gamificação no contexto das metodologias ativas para o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental II
(Vitória, 2021)RESUMO: Este artigo apresenta a pesquisa sobre a gamificação no contexto das metodologias ativas para o ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental II. O objetivo geral foi Investigarmos no contexto das metodologias ...
-
Os desafios dos escritores que produzem literatura no Espírito Santo
(Vitória, 2021)RESUMO: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo mostrar os desafios dos escritores que produzem literatura no Espírito Santo após a publicação de suas obras, mostrar iniciativas pessoais e institucionais para ...
-
O podcast em sala de aula: uma proposta de intervenção pedagógica
(Alegre, 2022)RESUMO: A era tecnológica tem solicitado dos profissionais e instituições de ensino práticas que envolvam a utilização das tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem. Logo, surgem diferentes estratégias ...
-
EDUCAÇÃO CRÍTICA EM LÍNGUA INGLESA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTOS IMPLICADOS
(Vitória, 2022)A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um estudo teórico-crítico propositivo acerca da educação linguística em língua inglesa com fins de justiça social no contexto das práticas locais. Para tanto, propôs o ...
-
A circulação e o conceito de desvios de português nas redes sociais
(IFESSanta Maria de Jetibá, 2022)The aim of this academic work is analyses the engagement of the subjects on the social medias face to Portuguese mistakes present on posts of known people and the influence of the concepts of social places and standard ...
-
O ensino da Língua Brasileira de Sinais para estudantes com deficiência auditiva como segunda língua no contexto escolar
(Nova Venécia, 2022)RESUMO: Este estudo, intitulado “O Ensino da Língua Brasileira de Sinais para Estudantes com Deficiência Auditiva como Segunda Língua no Contexto Escolar”, surgiu a partir da práxis no Atendimento Educacional Especializado ...
-
O uso de murais virtuais no ensino de anúncio publicitário em Língua Portuguesa.
(AlegreAlegre, 2022)Esta pesquisa aborda o trabalho com o gênero textual anúncio publicitário em aulas de Língua Portuguesa para turmas do 7° ano de escolaridade do ensino fundamental II, e tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência ...
-
Qual a perspectiva de ensino de literatura é adotada para os anos finais do ensino fundamental na BNCC?
(Venda Nova do Imigrante, 2022)RESUMO: A presente monografia tem por objetivo compreender qual a perspectiva de ensino de literatura é adotada nos anos finais do Ensino Fundamental II na BNCC, bem como desvelar a quem interessa tal perspectiva. A ...
-
Communicative approach: uma experiência na aplicação de atividades para alunos do ensino fundamental regular
(2022)Com este projeto de pesquisa, buscou-se verificar como é o êxito nas atividades cujas tarefas possuem a abordagem do communicative approach aplicadas. Tarefas estas elaboradas em forma de questionários com questões abertas ...
-
Aprendizagem Baseada em Problemas: Proposta de Ensino na Disciplina de Gestão Industrial do Curso Técnico Integrado em Mecatrônica
(Serra, 2022)As metodologias ativas na educação vêm crescendo consideravelmente no mundo e a sua utilização implica em melhorias no índice de aprendizagem em até 90% (noventa por cento). O tema principal desta pesquisa é o uso da ...
-
Tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de surdos em contexto pandêmico
(2022-07-22)RESUMO: As mudanças ocorridas a partir da pandemia da COVID-19 nos despertaram para a necessidade de reflexão sobre as práticas docentes inclusivas para Surdos no Ensino Remoto Emergencial. Esse novo cenário provocou ...
-
GOOGLE SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA
(2022-12-15)O uso do google sala de aula oferece auxílio aos docentes e discentes a fim de oferecer um aprendizado eficiente e de qualidade, portanto, o google sala de aula torna-se uma ferramenta potencial na aprendizagem dos estudantes. ...
-
DESIGN THINKING COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LEITURA E ESCRITA NA FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL INTEGRADA AO ENSINO MÉDIO
(2023)A presente pesquisa objetivou desenvolver um estudo propositivo acerca da contribuição da abordagem Design Thinking para inovação de práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa na educação profissional e tecnológica ...
Redes Sociais