Browsing Linguística, Letras e Artes by Title
Now showing items 9-28 of 33
-
EDUCAÇÃO CRÍTICA EM LÍNGUA INGLESA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTOS IMPLICADOS
(Vitória, 2022)A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um estudo teórico-crítico propositivo acerca da educação linguística em língua inglesa com fins de justiça social no contexto das práticas locais. Para tanto, propôs o ...
-
Ensaio sobre o uso de tecnologias educacionais como mediadoras do processo de ensino de literatura no contexto da educação profissional
(Venda Nova do Imigrante, 2023)RESUMO: Esta pesquisa explora o uso das tecnologias educacionais como mediadoras no processo deensino-aprendizagem de literatura em sala de aula com o auxílio das perspectivas elencadas porItalo Calvino em sua obra: “Seis ...
-
O ensino da Língua Brasileira de Sinais para estudantes com deficiência auditiva como segunda língua no contexto escolar
(Nova Venécia, 2022)RESUMO: Este estudo, intitulado “O Ensino da Língua Brasileira de Sinais para Estudantes com Deficiência Auditiva como Segunda Língua no Contexto Escolar”, surgiu a partir da práxis no Atendimento Educacional Especializado ...
-
Gamificação na literatura brasileira : estratégias e desafios pedagógicos no ensino médio
(Vitória, 2024)RESUMO: Este trabalho de conclusão de curso investiga a implementação da gamificação de forma metodológica no ensino de literatura brasileira no ensino médio. Realizada por meio de uma revisão bibliográfica de artigos ...
-
A gamificação no contexto das metodologias ativas para o ensino da língua portuguesa no ensino fundamental II
(Vitória, 2021)RESUMO: Este artigo apresenta a pesquisa sobre a gamificação no contexto das metodologias ativas para o ensino da língua portuguesa no Ensino Fundamental II. O objetivo geral foi Investigarmos no contexto das metodologias ...
-
Gêneros digitais no ensino de língua portuguesa : uma abordagem prática para o desenvolvimento da escrita no ensino fundamental anos finais
(Vìtória, 2024)RESUMO: Este trabalho investiga o uso de correspondências digitais como gênero textual no ensino de Língua Portuguesa na Escola Municipal de Educação Básica “Monteiro Lobato”. A questão norteadora é: como desenvolver as ...
-
GOOGLE SALA DE AULA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA EM TEMPOS DE PANDEMIA
(2022-12-15)O uso do google sala de aula oferece auxílio aos docentes e discentes a fim de oferecer um aprendizado eficiente e de qualidade, portanto, o google sala de aula torna-se uma ferramenta potencial na aprendizagem dos estudantes. ...
-
A hora de Rodrigo S.M. : a verdadeira estrela
(Vitória, 2021)RESUMO: A leitura superficial de A hora da estrela, último romance de Clarice Lispector leva o leitor a entender Macabéa como personagem principal do texto curto e de enredo descomplicado. No entanto, a obra clariceana não ...
-
IMPORTÂNCIA, FUNCIONALIDADE E APLICABILIDADE DAS AULAS DE INFORMÁTICA NO CURRÍCULO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
(São Mateus, 2023-04)O presente trabalho tem como tema a “Importância, Funcionalidade e Aplicabilidade das Aulas de Informática no Currículo de Estudantes do Ensino Fundamental”, cujo objetivo é realizar o letramento digital de alunos do ensino ...
-
A literatura indígena na educação básica : desafios e possibilidades nas aulas de língua portuguesa
(Vitória, 2024)RESUMO: Este Trabalho de Conclusão de Curso examina a literatura indígena e suas potenciais aplicações no ensino fundamental, buscando compreender sua formação, características e importância para o processo educativo. O ...
-
Metodologias ativas no desenvolvimento da linguagem em alunos com deficiência intelectual do ensino fundamental I
(EdifesVitória, 2024-12)Esta pesquisa tem como objetivo investigar a aplicação de metodologias ativas no desenvolvimento das habilidades linguísticas de alunos com deficiência intelectual no Ensino Fundamental I. Considerando a importância de ...
-
Métodos de abordagem lúdica sobre o solo no ensino fundamental
(Santa Teresa, 2021)Apesar da singular importância do solo para o homem e o meio ambiente, diversas pesquisas apontam que o ensino sobre solos para os anos iniciais do Ensino Fundamental é carente de estratégias que apresentam o real significado ...
-
Orientações da BNCC acerca do ensino de leitura na escola: implicações para o desenvolvimento da competência leitora
(Vitória, 2021)RESUMO: Neste artigo apresenta-se um estudo sobre as orientações curriculares da BNCC, mais precisamente sobre o ensino de leitura na escola, a fim de refletir sobre o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa e literatura ...
-
O podcast em sala de aula: uma proposta de intervenção pedagógica
(Alegre, 2022)RESUMO: A era tecnológica tem solicitado dos profissionais e instituições de ensino práticas que envolvam a utilização das tecnologias educacionais no processo de ensino e aprendizagem. Logo, surgem diferentes estratégias ...
-
Prática inclusiva no ensino de língua inglesa: rotação por estações de aprendizagem
(Vitória, 2024-12-16)Este trabalho teve como proposta de intervenção a prática pedagógica inclusiva no ensino de inglês em uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental do município de Itapemirim/ES. Teve como objetivo promover a superação dos ...
-
PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE LEITURA LITERÁRIA A PARTIR DO GÊNERO CONTO
(VIANA, 2023-06-01)Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma prática pedagógica para o ensino de leitura literária. A experiência ocorreu em uma turma de alunos privados de liberdade do 3º ano do Ensino Médio ...
-
Preconceito linguístico : abordagens sobre a variação diastrática no ensino de língua portuguesa para o ensino médio
(Vitória, 2021)RESUMO: Este trabalho teve como principal objetivo investigar os estudos sobre as variações linguísticas diastráticas no ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Médio. Partiu-se, então, para a seguinte questão problema: ...
-
Qual a perspectiva de ensino de literatura é adotada para os anos finais do ensino fundamental na BNCC?
(Venda Nova do Imigrante, 2022)RESUMO: A presente monografia tem por objetivo compreender qual a perspectiva de ensino de literatura é adotada nos anos finais do Ensino Fundamental II na BNCC, bem como desvelar a quem interessa tal perspectiva. A ...
-
Rap : uma abordagem alternativa para o ensino de língua portuguesa
(Vitória, 2024)RESUMO: : A presente pesquisa visa compreender como o gênero musical rap pode ser utilizado nas aulas de língua portuguesa como metodologia alternativa de ensino, uma vez que a música está presente no cotidiano da ...
-
Tecnologias digitais e ensino-aprendizagem de surdos em contexto pandêmico
(2022-07-22)RESUMO: As mudanças ocorridas a partir da pandemia da COVID-19 nos despertaram para a necessidade de reflexão sobre as práticas docentes inclusivas para Surdos no Ensino Remoto Emergencial. Esse novo cenário provocou ...
Redes Sociais