Show simple item record

A formação do leitor crítico como mecanismo de problematização da violência contra a mulher

dc.contributor.advisorDelmaschio, Andréia Penha
dc.contributor.authorSecato, Isis Gabrielli
dc.date.accessioned2022-01-24T16:11:02Z
dc.date.available2022-01-24T16:11:02Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSECATO, Isis Gabrielli. A formação do leitor crítico como mecanismo de problematização da violência contra a mulher. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001b/00001b16.pdf. Acesso em: 28 out. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1528
dc.description.abstractRESUMO: O objetivo desta pesquisa é propor atividades de práticas de leitura e escrita que possibilitem a formação de leitores críticos por meio de textos que abordem o tema ―violência contra a mulher‖, seja pelo fato de denunciarem ou incitarem essa violência. Nosso tema se justifica a partir de duas demandas sociais: a formação de leitores críticos capazes de questionar as mazelas a sua volta e a necessidade de se desenvolver uma consciência crítica acerca do grave problema da violência de gênero, ao invés de tratá-lo como um evento corriqueiro. Violência de gênero é um tipo de violência física ou psicológica praticada contra um indivíduo ou um grupo com base em seu sexo ou gênero, estando as mulheres inseridas diretamente nessa problemática; assim, delimitamos o termo ―violência de gênero‖ para designar somente a violência contra a mulher. Este trabalho parte das ideias de Paulo Freire (1990), o qual ressalta a leitura como um ato político, assim como a educação, não devendo, portanto, ser praticada de forma mecânica. Nesta perspectiva, dialogamos com Silva (1999), que critica as formas redutoras (simplistas) de leitura; com Britto (2016), que afirma que a leitura como prática social não deve ser empregada como um simples ato de decifração; e com Geraldi (2012), que critica o ensino da língua portuguesa de uma maneira meramente gramaticalizada. Para referenciar a violência contra a mulher, utilizamos dados de instituições que atuam em defesa dos direitos das mulheres, tais quais: Agência Patrícia Galvão (2019), Instituto Maria da Penha (2019), Núcleo de enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa do Direito das Mulheres (Nevid) (2019) e Laboratório de Pesquisas sobre a Violência contra a Mullher (Lapvim) (2019). No que diz respeito à inferiorização da mulher em relação ao homem, algo que contribui para a violência de gênero, consultamos as ideias de Simone de Beauvoir (2019). Esta pesquisa resultou em um produto educacional, sendo ele um caderno de atividades de práticas de leitura e escrita, baseado na metodologia sugerida por Geraldi (2012) que ressalta a importância de integrarmos à prática do ensino da língua portuguesa a leitura, a produção textual e a análise linguística. Cabe ressaltar que esse produto foi testado em nossa sala de aula, o que nos faz acreditar que ele possa ser utilizado em outras práticas docentes. Quanto à metodologia, esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa.pt_BR
dc.format.extent115 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectViolência contra a mulherpt_BR
dc.subjectLeitor críticopt_BR
dc.subjectPráticas de leitura e escritapt_BR
dc.titleA formação do leitor crítico como mecanismo de problematização da violência contra a mulherpt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos Literáriospt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras
dc.contributor.memberDelmaschio, Andréia Penha
dc.contributor.memberGomes, Antônio Carlos
dc.contributor.memberNorões, Katia Cristina


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record