Show simple item record

Para além dos muros : participação social crítico-reflexiva na escola pública enquanto prática humanizadora

dc.contributor.advisorSgarbi, Antonio Donizetti
dc.contributor.authorLeal, Órion Flores
dc.date.accessioned2022-01-19T15:50:08Z
dc.date.available2022-01-19T15:50:08Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationLEAL, Órion Flores. Para além dos muros: participação social crítico-reflexiva na escola pública enquanto prática humanizadora. 2021. 200 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001e/00001e45.pdf. Acesso em: 15 dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1524
dc.description.abstractRESUMO: O estudo ‘Para além dos muros: Participação social crítico-reflexiva na escola pública enquanto prática humanizadora’ foi apresentado ao Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Práticas Educativas. Se refere a uma pesquisa qualitativa do tipo participante, descrita a partir do Pensamento Humanista à luz da Teoria Freireana, tendo em vista a aproximação dos movimentos sociais populares capixabas parceiros dessa escola, através do Programa de Extensão Fórum de Movimentos Populares, Direitos Humanos e Cidadania Emancipatória, no período de 2018 a 2020. Enquanto referencial, partimos da compreensão do trabalho, refletindo acerca das suas capacidades e potencialidades para a educabilidade humana. Em uma perspectiva crítica, apresentamos breve análise da realidade brasileira, em correlação aos processos de humanização e desumanização, problematizando posteriormente, a visão bancária da educação conservadora, em contraposição à educação libertadora, advinda da obra de Paulo Freire. Em seguida, destacamos a atuação dos movimentos de participação social no Brasil, situando a prática da Educação Popular, com vistas a aproximação entre os universos intra e extraescolar, na relação de extensão escola e sociedade-comunidade. Diante dessa, situamos o Fórum, descrevendo a sua organização e as ações realizadas (Saraus, Seminários de Humanidades, Cursos de Extensão sobre Dívida Pública, Pré-Ifes), com destaque a percepção dos envolvidos. Explicitamos acerca da Pesquisa Participante, que aproximou a pesquisadora do objeto estudado e resultou na elaboração de um Produto Educacional, um relatório síntese das atividades, com fotos e descrições, em estilo Portfólio. Concluímos, ressaltando a emergência da participação social crítico-reflexiva, dos mais variados sujeitos, no e do ambiente escolar, com vistas a compreensão crítica da realidade, para prática de uma educação voltada a humanização dos educandos, educadores e demais.pt_BR
dc.format.extent200 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectParticipação social crítico-reflexivapt_BR
dc.subjectEducação humanizadorapt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectMovimentos sociais popularespt_BR
dc.subjectHumanismopt_BR
dc.titlePara além dos muros : participação social crítico-reflexiva na escola pública enquanto prática humanizadorapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Humanidadespt_BR
ifes.researchAreaPráticas educativas em ensino de humanidadespt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Humanidades
dc.contributor.memberSgarbi, Antonio Donizetti
dc.contributor.memberSantos, Leonardo Bis dos
dc.contributor.memberGuerrieri, Maurício Abdalla


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record