Para além dos muros : participação social crítico-reflexiva na escola pública enquanto prática humanizadora

Leal, Órion Flores (2021)

dissertação de mestrado

RESUMO: O estudo ‘Para além dos muros: Participação social crítico-reflexiva na escola pública enquanto prática humanizadora’ foi apresentado ao Programa de PósGraduação em Ensino de Humanidades, do Instituto Federal do Espírito Santo, na linha de pesquisa Práticas Educativas. Se refere a uma pesquisa qualitativa do tipo participante, descrita a partir do Pensamento Humanista à luz da Teoria Freireana, tendo em vista a aproximação dos movimentos sociais populares capixabas parceiros dessa escola, através do Programa de Extensão Fórum de Movimentos Populares, Direitos Humanos e Cidadania Emancipatória, no período de 2018 a 2020. Enquanto referencial, partimos da compreensão do trabalho, refletindo acerca das suas capacidades e potencialidades para a educabilidade humana. Em uma perspectiva crítica, apresentamos breve análise da realidade brasileira, em correlação aos processos de humanização e desumanização, problematizando posteriormente, a visão bancária da educação conservadora, em contraposição à educação libertadora, advinda da obra de Paulo Freire. Em seguida, destacamos a atuação dos movimentos de participação social no Brasil, situando a prática da Educação Popular, com vistas a aproximação entre os universos intra e extraescolar, na relação de extensão escola e sociedade-comunidade. Diante dessa, situamos o Fórum, descrevendo a sua organização e as ações realizadas (Saraus, Seminários de Humanidades, Cursos de Extensão sobre Dívida Pública, Pré-Ifes), com destaque a percepção dos envolvidos. Explicitamos acerca da Pesquisa Participante, que aproximou a pesquisadora do objeto estudado e resultou na elaboração de um Produto Educacional, um relatório síntese das atividades, com fotos e descrições, em estilo Portfólio. Concluímos, ressaltando a emergência da participação social crítico-reflexiva, dos mais variados sujeitos, no e do ambiente escolar, com vistas a compreensão crítica da realidade, para prática de uma educação voltada a humanização dos educandos, educadores e demais.


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