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A educação profissional sob uma perspectiva afrocentrada : a experiência dos trabalhadores dos Arcos da Ladeira da Conceição da Praia

dc.contributor.advisorMota, Luzia Matos
dc.contributor.authorBraga, Aline Espíndola
dc.date.accessioned2022-01-19T15:21:59Z
dc.date.available2022-01-19T15:21:59Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationBRAGA, Aline Espíndola. A educação profissional sob uma perspectiva afrocentrada: a experiência dos trabalhadores dos Arcos da Ladeira da Conceição da Praia. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001e/00001e48.pdf. Acesso em: 16 dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1523
dc.description.abstractRESUMO: A educação formal no Brasil, enquanto lócus de formação humana, é desenvolvida em bases hegemônicas de sistematização e transmissão de conhecimento, reproduzindo historicamente a discriminação racial estabelecida no país. Tendo como base a cosmovisão africana e a experiência dos trabalhadores dos Arcos da Ladeira da Conceição da Praia, em Salvador, Bahia, o presente trabalho pretende discutir e propor elementos para a Educação Profissional e Tecnológica - EPT efetivamente transformadora e sob um olhar não transversal – em contraponto ao que sinaliza o artigo 26-A da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, também nomeada de Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB – em uma perspectiva afrocentrada, tendo como referência a Afrocentricidade, abordagem espistemológica proposta inicialmente pelo educador afro-americano Molefi Asante. A partir da pesquisa realizada, fundamentada nos pressupostos da Afrocentricidade, numa abordagem qualitativa, foi realizada uma análise da intersecção entre formação para o trabalho e os saberes e práticas afrocentradas. Trata-se o produto educacional, componente obrigatório da produção do mestrado profissional, de um podcast educacional, cujo tema é a transmissão oral de conhecimentos sobre ofícios na tradição de matriz africana nos Arcos da Ladeira da Conceição da Praia, em Salvador/Bahia.pt_BR
dc.format.extent126 f.pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectNegros - Brasil - Históriapt_BR
dc.subjectAfrocentrismopt_BR
dc.subjectComunicação oralpt_BR
dc.subjectTrabalho - Formaçãopt_BR
dc.titleA educação profissional sob uma perspectiva afrocentrada : a experiência dos trabalhadores dos Arcos da Ladeira da Conceição da Praiapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.contributor.advisor-coFrança, Maria Cristina Caminha de Castilhos
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)pt_BR
dc.contributor.institutionInstituto Federal da Bahia (IFBA)pt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal da Bahia (UFBA)pt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Educação Profissional
dc.contributor.memberMota, Luzia Matos
dc.contributor.memberOliveira, Alex Jordane de
dc.contributor.memberSouza, Marcilene Garcia de
dc.contributor.memberAlmeida, Gabriel Swanih Sales de
dc.contributor.memberFrança, Maria Cristina Caminha de Castilhos


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