dc.contributor.advisor | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.author | Bastos, Bárbara Barros | |
dc.date.accessioned | 2022-01-19T12:39:55Z | |
dc.date.available | 2022-01-19T12:39:55Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | BASTOS, Bárbara Barros. A vírgula nas operações de linguagem: contribuições para o ensino sob o viés da epilinguagem. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação Profissional em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001d/00001dfd.pdf. Acesso em: 6 dez. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1521 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Esta pesquisa integra a área de concentração Linguagens e Letramentos e a linha de
pesquisa Estudos da Linguagem e Prática Social, do Mestrado Profissional em Letras,
ofertado em rede nacional no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Nosso
objetivo é problematizar a importância das pausas no texto, articuladas,
principalmente pelas vírgulas. Nesse sentido, discutimos a pertinência desse
conteúdo na construção de sentido nos enunciados de uma forma desprendida das
regras e prescrições encontradas em livros didáticos e manuais de gramática.
Apresentamos o estudo ancorado na abordagem epilinguística. Nosso principal
referencial teórico foi a Teoria das Operações Predicativas ou Enunciativas, cujos
pressupostos estabelecem um trabalho reflexivo e consciente com e sobre a
língua/linguagem. Para tanto, recorremos principalmente às contribuições de autores
brasileiros filiados a tal teoria, como: Carlos Franchi, Letícia Marcondes Rezende,
Marcia Romero Lopes, Antônio Carlos Gomes etc. Nossa investigação é uma
pesquisa qualitativa com instrumentos inspirados na pesquisa-participante. Ela teve a
participação de alunos graduandos do curso de Letras EAD na análise e sugestões
de atividades destinadas a alunos do Ensino Fundamental. O produto educativo
decorrente da pesquisa foi um e-book que reuniu uma sequência de atividades
envolvendo a pausa e o emprego da vírgula. | pt_BR |
dc.format.extent | 109 f. | pt_BR |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Pontuação -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e educação -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Leitura -- Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Lingua portuguesa | pt_BR |
dc.title | A vírgula nas operações de linguagem : contribuições para o ensino sob o viés da epilinguagem | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da Linguagem e Prática Social | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Letras | |
dc.contributor.member | Gomes, Antônio Carlos | |
dc.contributor.member | Moreira, Tatiana Aparecida | |
dc.contributor.member | Souza Júnior, Rivaldo Capistrano de | |
Redes Sociais