A vírgula nas operações de linguagem : contribuições para o ensino sob o viés da epilinguagem
dissertação de mestrado
RESUMO: Esta pesquisa integra a área de concentração Linguagens e Letramentos e a linha de pesquisa Estudos da Linguagem e Prática Social, do Mestrado Profissional em Letras, ofertado em rede nacional no Instituto Federal do Espírito Santo – IFES. Nosso objetivo é problematizar a importância das pausas no texto, articuladas, principalmente pelas vírgulas. Nesse sentido, discutimos a pertinência desse conteúdo na construção de sentido nos enunciados de uma forma desprendida das regras e prescrições encontradas em livros didáticos e manuais de gramática. Apresentamos o estudo ancorado na abordagem epilinguística. Nosso principal referencial teórico foi a Teoria das Operações Predicativas ou Enunciativas, cujos pressupostos estabelecem um trabalho reflexivo e consciente com e sobre a língua/linguagem. Para tanto, recorremos principalmente às contribuições de autores brasileiros filiados a tal teoria, como: Carlos Franchi, Letícia Marcondes Rezende, Marcia Romero Lopes, Antônio Carlos Gomes etc. Nossa investigação é uma pesquisa qualitativa com instrumentos inspirados na pesquisa-participante. Ela teve a participação de alunos graduandos do curso de Letras EAD na análise e sugestões de atividades destinadas a alunos do Ensino Fundamental. O produto educativo decorrente da pesquisa foi um e-book que reuniu uma sequência de atividades envolvendo a pausa e o emprego da vírgula.
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