A leitura literária nas operações de linguagem : uma experiência com a obra “O meu pé de laranja lima”
trabalho de conclusão de curso
RESUMO: O presente trabalho trata-se da leitura literária na escola, organizada por meio de atividades com a obra “O meu pé de Laranja Lima” de José Mauro Vasconcelos, implementadas durante o estágio supervisionado do Curso de Letras / Português do Instituto Federal do Espírito Santo. O principal objetivo da pesquisa é refletir sobre a leitura e trabalhar a criatividade nas operações de linguagem no texto literário para incentivar a leitura em sala de aula, aproveitando possiblidades de abordagem a partir dos gatilhos textuais e sociais presentes no texto. A pesquisa foi ancorada em autores como Bomfim, (2016), Lajolo (2011), Silva e Ribeiro (2010), Oliveira (2010), Zilberman, (2003) e Geraldi (1988) para tratar da leitura e em Wamser, (2013), Rezende (2008), Franchi (1991) para nortear as operações de linguagem. Além dos recortes teóricos, fizemos uma investigação empírica por meio de uma experiência de incentivo à leitura realizada com alunos da primeira série do Ensino Médio de uma escola pública. Por fim constatamos que as oficinas de atividades despertaram o interesse dos alunos pelo texto literário, levando-os à efetiva participação nos diálogos sobre os temas evidenciados a partir da obra em estudo.
ABSTRACT: The present work is about literary reading at school, organized through activities with the work “O meu pé de Laranja Lima” by José Mauro Vasconcelos, implemented during the supervised internship of the Portuguese language in the course of Languages/Portuguese from Federal Institute of Espírito Santo. The main objective of the research is to reflect on reading and work on creativity in language operations in literary texts to encourage reading in the classroom, taking advantage of approach possibilities based on textual and social triggers present in the text. The research was based on authors such as Bomfim, (2016), Lajolo (2011), Silva and Ribeiro (2010), Oliveira (2010), Zilberman, (2003) and Geraldi (1988) to deal with reading and on Wamser, (2013), Rezende (2008) and Franchi (1991) to guide language operations. In addition to the theoretical perspectives, we carried out an empirical investigation through an experience to encourage reading carried out with first-year high school students at a public school. Finally, we found that the activity workshops aroused the students' interest in the literary text, leading them to effective participation in the dialogues on the themes highlighted from the work under study.
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