Tecnologias assistivas e o ensino da língua portuguesa

Nascimento Junior, Aluizio Marcelino do (2021)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: Esta pesquisa aspira a encontrar possíveis caminhos para que o Ensino da Língua Portuguesa possa se integrar às tecnologias assistivas, uma vez que é fundamental essa parceria para que o processo educativo consiga acompanhar as tendências das novas gerações que dominam e usam, no dia a dia, uma quantidade cada vez maior de aparatos tecnológicos. O objetivo foi pesquisar as possibilidades de uso das tecnologias assistivas no contexto das aulas de Língua Portuguesa, em turmas do Ensino Fundamental II. No percurso metodológico, levantamos os dados por meio de uma revisão bibliográfica, considerando também que uma abordagem qualitativa seja capaz de abarcar as condições que o professor de Língua Portuguesa tem para auxiliar a educação básica a romper com as dificuldades de usar as tecnologias de forma assistivas para integrá-las à educação. No referencial teórico, utilizamos autores, como Marcuschi (2005), Lèvy (1999), Antunes (2003), dentre outros que trazem contribuição ao ensino das linguagens. Os resultados apontam que ainda há uma grande maioria de professores em exercício provenientes de gerações que não dispunha de tantas tecnologias digitais como agora, além de atuarem, em escolas onde a informatização e a presença de recursos digitais eram precárias. Ao longo de todo desenvolvimento deste artigo, novos questionamentos surgiram, incentivando a buscar ainda mais as diversas formas de atuação da escola e do corpo docente no tocante às práticas de ensino aos alunos. Portanto, é fundamental que o professor reveja sua formação e desenvolva, juntamente com a escola, condições para operar as tecnologias disponíveis, e ajustar a sua atividade docente no ensino da Língua Portuguesa a essa nova realidade.