dc.contributor.advisor | Côco, Dilza | |
dc.contributor.author | Risso, Fabiola Barcelos | |
dc.date.accessioned | 2022-01-18T16:47:26Z | |
dc.date.available | 2022-01-18T16:47:26Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.identifier.citation | RISSO, Fabiola Barcelos. Diferentes materiais didáticos e seus usos em tarefas sobre frações em formação de professores dos anos iniciais. 2018. 181 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1517 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Este trabalho integra a linha de pesquisa Formação Inicial e Continuada de Professores no Contexto da Educação em Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes. O objetivo estabelecido foi investigar o uso de materiais didáticos para aprendizagem de conhecimentos sobre os significados de frações de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, em ação de formação continuada. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um experimento formativo sob forma de um curso de extensão denominado (Re)Descobrindo Frações e Seus Significados. Os sujeitos da pesquisa foram vinte e seis cursistas do curso de extensão, todos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, atuantes em escolas da rede pública de ensino. A produção de dados ocorreu no período de setembro a novembro de 2016, por meio da realização de tarefas de formação presenciais e não presenciais. Utilizou-se como instrumentos de registros dos dados: questionários, gravações em áudio e vídeo dos encontros presenciais, tarefas realizadas ao longo do curso e produzidas pelos cursistas em suas respectivas salas de aula. As análises foram fundamentadas em pressupostos teóricos da Teoria Histórico-Cultural, da Teoria da Atividade eda Teoria da Atividade Orientadora de Ensino para subsidiar a discussão do processo de formação. Para subsidiar as discussões sobre materiais didáticos, apoiou-se nas definições de Vale (2002), Reys (1982) e Lorenzato (2006). O resultado das análises dos dados evidenciou contribuições dos materiais didáticos como instrumentos mediadores de ensino para apropriação de conhecimentos matemáticos sobre frações. A pesquisa aponta, também, contribuições da formação continuada para a mudança de qualidade na atividade de ensino dos professores participantes do curso de extensão, além de favorecer um novo olhar desses professores para a definição de materiais didáticos no ensino da Matemática. | pt_BR |
dc.description.abstract | ABSTRACT: This work integrates the research line Initial and Continued Teacher Training in the Context of Science and Mathematics Education, of the Postgraduate Program in Education in Science and Mathematics (EDUCIMAT), of the Federal Institute of Espírito Santo (Ifes). The established objective was to investigate the use of didactic materials to get knowledge bout the meanings of fractions of teachers who taught in the initial years of elementary education, participants in the continuing education action. For the development of the research, a training experiment was carried out in the form of an extension course denominated "(Re) Discovering Fractions and Their Meanings". The subjects of the research were the twenty-six students of the extension course, all teachers of the initial years of elementary school, working in schools of the public school system. The production of data occurred in the period from September to November of 2016, through the accomplishment of presential and non-presential training tasks. The following instruments were used: questionnaires, audio and video recordings of the presential meetings, tasks carried out along the course and produced by the students in their respective classrooms. We adopted the theoretical assumptions of Historical-Cultural Theory, Activity Theory and Theory of Instructional Activity, to subsidize the discussion of the formation process. To support the discussions about the on didactic materials, we rely on the definitions of Vale (2002), Reys (1982) and Lorenzato (2006). The analysis of the data evidenced contributions of didactic materials, as mediators of teaching, to the discussions of the concepts of fractions and their different meanings, especially to didactic materials of the concrete and pictorial types. Finally, the research points out contributions of continuing education for quality change of the teaching activity of the teachers participating in the extension course. | pt_BR |
dc.format.extent | 181 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Materiais didáticos | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.title | Diferentes materiais didáticos e seus usos em tarefas sobre frações em formação de professores dos anos iniciais | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012002P7 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
ifes.researchArea | Formação Inicial e Continuada no Contexto da Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
ifes.advisor.lattes | http://lattes.cnpq.br/3131702431327694 | pt_BR |
ifes.advisorco.lattes | http://lattes.cnpq.br/9586060156931069 | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado em Educação em Ciências e Matemática na modalidade profissional | |
dc.contributor.member | Pinto, Antonio Henrique | |
dc.contributor.member | Côco, Dilza | |
dc.contributor.member | Silva, Sandra Aparecida Fraga da | |
dc.contributor.member | Zocolotti, Alexandre Krüger | |
ifes.member.lattes | http://lattes.cnpq.br/1422316224223725 | pt_BR |
ifes.member.orcid | https://orcid.org/ 0000-0003-2451-202X | pt_BR |
ifes.advisor.orcid | https://orcid.org/0000-0001-8371-8517 | pt_BR |
ifes.advisorco.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-0902-627X | pt_BR |
Redes Sociais