Show simple item record

Proposta de reflexão sobre a construção das competências do aluno da educação profissional e tecnológica a distância

dc.contributor.advisorJesus, Renata Gomes de
dc.contributor.authorLeal, Gabriela Targa
dc.date.accessioned2022-01-18T12:14:23Z
dc.date.available2022-01-18T12:14:23Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationLEAL, Gabriela Targa. Proposta de reflexão sobre a construção das competências do aluno da educação profissional e tecnológica a distância. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001e/00001e4e.pdf. Acesso em: 17 dez. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1516
dc.description.abstractRESUMO: A educação a distância está cada vez mais presente na realidade estudantil brasileira. A educação profissional e tecnológica a distância se tornou palco de novo debate a partir do final do ano de 2018, com a regulamentação da oferta dessa modalidade de ensino para o nível médio. Somado a isto, a pandemia que assolou o mundo no ano de 2020 antecipou com força total a inserção de todos os alunos da educação básica na EaD, pela via do ensino remoto emergencial. No entanto, existem poucas pesquisas relacionadas às competências e habilidades necessárias aos alunos para o ingresso e o sucesso no percurso da educação a distância. Nesse sentido, este estudo apresenta uma alternativa para iniciar um diálogo com os jovens a respeito desta temática. O objetivo foi desenvolver um recurso educacional no formato de uma playlist com vídeos instrucionais convidando os alunos à reflexão sobre o modo de aprender nessa modalidade de ensino. A intenção foi de contribuir com os alunos do ensino médio integrado a educação profissional e tecnológica, e com toda a comunidade de alunos – da educação básica ao ensino superior – visando sua atuação com qualidade na educação a distância. Isto porque compartilhamos o entendimento de que o processo ensino-aprendizagem nessa modalidade de ensino requer comportamentos diferentes daqueles praticados até então no interior das escolas, podendo interferir no resultado de sua formação integral, omnilateral. Nesse sentido, a pesquisa visa contribuir em três vertentes: primeiramente com os alunos, a partir da reflexão sobre a necessidade de se pensar a sua postura enquanto aluno da educação a distância, buscando qualidade no seu desempenho e, consequentemente auxiliando na sua formação integral, contribuindo com o desenvolvimento da sua autonomia nos estudos. Acreditamos também na possibilidade de contribuição com as escolas, oferecendo uma oportunidade de debate acerca desse tema para o público adolescente e jovem, apresentando a educação a distância como uma alternativa viável e, finalmente com o sistema educacional, uma vez que contribuindo para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao aluno para ingressar no universo EaD, acreditamos na possibilidade de diminuição tanto na taxa de reprovação como na taxa de evasão, característicos desta modalidade educacional. Na trajetória que idealizamos para essa pesquisa, utilizamos a abordagem de estudo de caso e coletamos os dados através de entrevistas semi-estruturadas. Após o desenvolvimento e a aplicação do produto educacional ao mesmo grupo de alunos, os participantes responderam um questionário para avaliar a playlist de vídeos instrucionais como apoio no desenvolvimento das habilidades e competências necessárias a educação na modalidade a distância. Os alunos compreenderam a relevância do trabalho desenvolvido como um convite à reflexão sobre seu próprio posicionamento perante a EaD e, consideraram que o material apresentado comunicou as competências que o estudo aponta como necessárias ao aluno virtual.pt_BR
dc.format.extent97 f.pt_BR
dc.languageptpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino técnico - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino a distância - Ensino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectEnsino via Web - Estudantes - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociais - Educaçãopt_BR
dc.titleProposta de reflexão sobre a construção das competências do aluno da educação profissional e tecnológica a distânciapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes30004012074P8pt_BR
ifes.knowledgeAreaEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
ifes.researchAreaPráticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT)pt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Educação Profissional
dc.contributor.memberJesus, Renata Gomes de
dc.contributor.memberOliveira, Márcia Gonçalves de
dc.contributor.memberGava, Tânia Barbosa Salles


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record