dc.contributor.advisor | Jesus, Renata Gomes de | |
dc.contributor.author | Leal, Gabriela Targa | |
dc.date.accessioned | 2022-01-18T12:14:23Z | |
dc.date.available | 2022-01-18T12:14:23Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | LEAL, Gabriela Targa. Proposta de reflexão sobre a construção das competências do aluno da educação profissional e tecnológica a distância. 2021. 97 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001e/00001e4e.pdf. Acesso em: 17 dez. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1516 | |
dc.description.abstract | RESUMO: A educação a distância está cada vez mais presente na realidade estudantil
brasileira. A educação profissional e tecnológica a distância se tornou palco de novo
debate a partir do final do ano de 2018, com a regulamentação da oferta dessa
modalidade de ensino para o nível médio. Somado a isto, a pandemia que assolou
o mundo no ano de 2020 antecipou com força total a inserção de todos os alunos da
educação básica na EaD, pela via do ensino remoto emergencial. No entanto,
existem poucas pesquisas relacionadas às competências e habilidades necessárias
aos alunos para o ingresso e o sucesso no percurso da educação a distância. Nesse
sentido, este estudo apresenta uma alternativa para iniciar um diálogo com os
jovens a respeito desta temática. O objetivo foi desenvolver um recurso educacional
no formato de uma playlist com vídeos instrucionais convidando os alunos à reflexão
sobre o modo de aprender nessa modalidade de ensino. A intenção foi de contribuir
com os alunos do ensino médio integrado a educação profissional e tecnológica, e
com toda a comunidade de alunos – da educação básica ao ensino superior –
visando sua atuação com qualidade na educação a distância. Isto porque
compartilhamos o entendimento de que o processo ensino-aprendizagem nessa
modalidade de ensino requer comportamentos diferentes daqueles praticados até
então no interior das escolas, podendo interferir no resultado de sua formação
integral, omnilateral. Nesse sentido, a pesquisa visa contribuir em três vertentes:
primeiramente com os alunos, a partir da reflexão sobre a necessidade de se pensar
a sua postura enquanto aluno da educação a distância, buscando qualidade no seu
desempenho e, consequentemente auxiliando na sua formação integral, contribuindo
com o desenvolvimento da sua autonomia nos estudos. Acreditamos também na
possibilidade de contribuição com as escolas, oferecendo uma oportunidade de
debate acerca desse tema para o público adolescente e jovem, apresentando a
educação a distância como uma alternativa viável e, finalmente com o sistema
educacional, uma vez que contribuindo para o desenvolvimento das habilidades e
competências necessárias ao aluno para ingressar no universo EaD, acreditamos na
possibilidade de diminuição tanto na taxa de reprovação como na taxa de evasão,
característicos desta modalidade educacional. Na trajetória que idealizamos para
essa pesquisa, utilizamos a abordagem de estudo de caso e coletamos os dados
através de entrevistas semi-estruturadas. Após o desenvolvimento e a aplicação do
produto educacional ao mesmo grupo de alunos, os participantes responderam um
questionário para avaliar a playlist de vídeos instrucionais como apoio no
desenvolvimento das habilidades e competências necessárias a educação na
modalidade a distância. Os alunos compreenderam a relevância do trabalho
desenvolvido como um convite à reflexão sobre seu próprio posicionamento perante
a EaD e, consideraram que o material apresentado comunicou as competências que
o estudo aponta como necessárias ao aluno virtual. | pt_BR |
dc.format.extent | 97 f. | pt_BR |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino profissional - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Ensino técnico - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Ensino a distância - Ensino auxiliado por computador | pt_BR |
dc.subject | Ensino via Web - Estudantes - Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia - Aspectos sociais - Educação | pt_BR |
dc.title | Proposta de reflexão sobre a construção das competências do aluno da educação profissional e tecnológica a distância | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012074P8 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
ifes.researchArea | Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT) | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Educação Profissional | |
dc.contributor.member | Jesus, Renata Gomes de | |
dc.contributor.member | Oliveira, Márcia Gonçalves de | |
dc.contributor.member | Gava, Tânia Barbosa Salles | |
Redes Sociais