Trabalhando o conceito número com uma criança autista por meio do tablet : um estudo de caso

Macedo, Wendel Alexandre Albino (2018)

dissertação de mestrado

RESUMO: O brincar de crianças autistas é descrito como algo muito restrito e peculiar por diversos pesquisadores. Com a preocupação pela busca de práticas educativas promissoras, a presente pesquisa tomou como fato a aproximação da criança em contato cotidiano com aparelhos digitais e a preocupação com a inclusão daqueles que apresentam algum tipo de dificuldade, no caso desta proposta trazemos a visão por meio do trabalho com o indivíduo autista. Com o objetivo de analisar a utilização de um aplicativo educacional em um tablet, por uma criança autista, este estudo apresenta de que forma o uso de um aparelho eletrônico pode contribuir na apropriação do conceito de números fundamentado pelas contribuições teóricas de Johan Huizinga, José Armando Valente, André Luiz Battaiola sobre jogos educativos, em comparativo com as ideias de Lev Semenovich Vigotski e Alexei Leontiev acerca do brincar, como ferramentas auxiliares de aprendizagem da criança autista e sua relação com o conteúdo matemático. A principal intenção dessa dissertação é que, a partir das contribuições de Susan Bryson e outros pesquisadores, possa ser demonstrado como o tablet também pode se tornar um instrumento utilizado na apropriação do conceito de números por um indivíduo autista, utilizando-se como metodologia para produção de dados o estudo de caso, com o intuito de averiguar como é possível a utilização de um aparelho digital no processo de alfabetização matemática. Durante a pesquisa, observa-se que tornar o ensino como uma atividade lúdica, torna o conteúdo atrativo, resultado visível nas cenas no produto educacional, onde realizou-se um vídeo com a finalidade de trazer aos interessados no assunto da pesquisa mais informações acerca de sua realização e também sobre seu desenvolvimento. Os resultados demonstram que em um mundo onde os processos educacionais renovam-se constantemente, o aprendizado da matemática não fica limitado apenas às metodologias tradicionais e que, para o desenvolvimento de crianças que apresentam distúrbios neurocomportamentais, o aprendizado de quaisquer ciências demonstra grande importância para interações sociais com o meio, capacitando-a para assimilar na execução de atividades em grupos, o que é necessário para uma vida independente.