Browsing Linguística, Letras e Artes by Subject "Sequência didática"
Now showing items 1-11 of 11
-
O ensino híbrido nas aulas de língua portuguesa : uma proposta de sequência didática para o fundamental II
(Vitória, 2023)RESUMO: O presente trabalho apresenta reflexões sobre o ensino híbrido nas aulas de língua portuguesa e como objetivo principal uma proposta de sequência didática com o gênero canção para o 9º ano do ensino fundamental II. ...
-
O gênero crônica como meio de incentivo à leitura literária crítica e reflexiva na EJA : uma proposta didática
(Vitória, 2024)RESUMO: O presente artigo aborda, por meio de uma pesquisa bibliográfica, a importância de se discutir e instigar a reflexão acerca da desigualdade social nos alunos dessa modalidade de ensino. Nesse sentido, com base em ...
-
O gênero notícia na escola : uma abordagem didática
(Vitória, 2021)RESUMO: O presente trabalho é uma proposta de investigação e intervenção por meio do projeto de atividades pedagógicas ordenadas em Sequência Didática sobre o gênero notícia. O objetivo de trabalhar esse gênero é despertar ...
-
Gêneros textuais digitais e a prática do multiletramento : uma proposta de sequência didática de produção do vídeo-resenha
(Vitória, 2021)RESUMO: Partindo do pressuposto de que é necessária a inserção das tecnologias na sala de aula, visto que os alunos são nativos digitais e que estão imersos constantemente nesse meio, o presente artigo, através de pesquisa ...
-
A Lei 10.639/2003 e uma sugestão para sua aplicabilidade no ambiente escolar
(Vitória, 2021)RESUMO: Os currículos escolares durante muito tempo estiveram voltados a representar e a valorizar a história e a cultura eurocêntrica. Os livros didáticos e a literatura brasileira não se desvencilharam dessa ideologia, ...
-
Leitura nas plataformas digitais : uma sequência didática da crônica "Cafezinho", de Rubem Braga, para o 9º ano do ensino fundamental II
(Vitória, 2022)RESUMO: O presente trabalho tem como tema a Leitura nas plataformas digitais: uma sequência didática da crônica “Cafezinho”, de Rubem Braga, para o 9º ano do ensino fundamental II e como essa proposta pode contribuir para ...
-
Possibilidades de letramento para o desenvolvimento da leitura e da escrita : um estudo a partir das parlendas
(Vitória, 2021)RESUMO: Este estudo trata-se de possibilidades de letramento para o desenvolvimento da leitura e da escrita com o gênero textual parlenda. Foi desenvolvido para professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II. O ...
-
Sequência didática para o ensino da coesão e da coerência a partir do Twitter
(Vitória, 2023)RESUMO: Apresenta-se, neste artigo, uma sequência didática que propõe estratégias de ensino dissemelhantes da concepção tradicional, em que o estudante é o construtor do conhecimento enquanto o professor é o responsável ...
-
Sequência didática para produção de texto de divulgação científica : análise dos atratores linguísticos do whatsapp e sua contribuição para a variação linguística
(Vitória, 2022)RESUMO: O trabalho tem como objetivo o estudo dos atratores linguísticos com a finalidade de contribuir para que os estudantes do 9º ano do ensino fundamental aprendam o referido tema de forma atual. Possui como problema ...
-
O trabalho com o gênero notícia no ensino fundamental II : uma proposta de sequência didática
(Vitória, 2021)RESUMO: Este artigo tem a finalidade de abordar o trabalho com o gênero textual notícia no Ensino Fundamental II, visando mostrar de que maneira o contato com o texto jornalístico Informativo contribui para o processo do ...
-
Variação linguística: uma abordagem pedagógica por meio dos gêneros textuais
(Vitória, 2021)RESUMO: Este artigo pretende relatar algumas discussões acerca da variação linguística, que é tão presente no cotidiano dos falantes. Toda a abordagem discutida está voltada ao estudo dos gêneros textuais e as atividades ...
Redes Sociais