Browsing Linguística, Letras e Artes by Issue Date
Now showing items 21-40 of 186
-
O ensino da Língua Portuguesa para o aluno autista e o papel do professor como mediador : uma revisão bibliográfica
(Venda Nova do Imigrante, 2021)RESUMO: O trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo e descritivo com a temática pautada no Ensino de Língua Portuguesa para o aluno autista e o papel do professor como ...
-
O uso da história em quadrinhos como ferramenta motivadora nas práticas de letramento
(Vitória, 2021)RESUMO: Este trabalho propõe uma reflexão sobre o uso dos gêneros textuais no ensino da Língua Portuguesa e as contribuições das Histórias em Quadrinhos (HQs) para o desenvolvimento da competência leitora dos discentes. ...
-
Tecnologias assistivas e o ensino da língua portuguesa
(Vitória, 2021)RESUMO: Esta pesquisa aspira a encontrar possíveis caminhos para que o Ensino da Língua Portuguesa possa se integrar às tecnologias assistivas, uma vez que é fundamental essa parceria para que o processo educativo consiga ...
-
Jubiabá, de Jorge Amado, como romance de formação : uma proposta de educação literária para a autonomia do aluno
(Vitória, 2021)RESUMO: O romance de formação, surgido na Europa do século XVIII – no Século das Luzes -, teve seu apogeu neste e no século XIX, confundindo seu momento de maturidade com o bom tempo da vida do romance moderno, antes que ...
-
A leitura de literatura na era digital : contribuições para a formação do leitor no ensino fundamental II
(Vitória, 2021)RESUMO: Este artigo busca compreender como os recursos digitais poderão contribuir para a formação do leitor de Literatura no Ensino Fundamental II. Nosso ponto de partida será o percurso histórico da escrita e da leitura, ...
-
Memória, identidade e linhagem em Leite derramado, de Chico Buarque
(Vitória, 2021)RESUMO: O presente trabalho envolve questões relativas à memória, identidade e linhagem, cujo propósito é se debruçar sobre o romance Leite derramado, de Chico Buarque a fim de analisar a construção da identidade do ...
-
Variação linguística na sala de aula : reflexões no ensino de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental II
(Vitória, 2021)RESUMO: Este trabalho consiste em uma revisão bibliográfica sobre as variações linguísticas e suas relações com o preconceito linguístico. Com base na atual interpretação dos conceitos linguísticos, foram analisados ...
-
Aprendizagem de Libras como segunda língua para ouvintes
(Vitória, 2021)RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo apresentar e analisar a importância da aprendizagem de LIBRAS como segunda língua para ouvintes de um modo geral, não somente focando em familiares próximos da pessoa surda, a ...
-
O ensino em meio ao período pandêmico : um olhar sobre a produção textual no ensino remoto
(Vitória, 2021)RESUMO: Em meio à pandemia de Covid-19, em que foi necessário o isolamento social com medidas de distanciamento, a escola repensou a forma de desenvolver suas atividades de modo a não permanecer estagnada, promovendo então ...
-
As relações intertextuais no conto “Penélope”, de Dalton Trevisan
(Vitória, 2021)RESUMO: O presente estudo concentra-se na área da crítica literária, com destaque para o gênero conto e tem o objetivo de analisar como operam as intertextualidades no conto “Penélope”, de Dalton Trevisan. Assim, foram ...
-
A diversidade linguística brasileira e as práticas pedagógicas no ensino fundamental II
(Vitória, 2021)RESUMO: O tema escolhido para esse trabalho é a diversidade linguística brasileira e o ensino da língua portuguesa, pois entende-se que conhecer as analogias da língua é importante na concepção da sociedade. Dessa forma, ...
-
Gêneros textuais digitais e a prática do multiletramento : uma proposta de sequência didática de produção do vídeo-resenha
(Vitória, 2021)RESUMO: Partindo do pressuposto de que é necessária a inserção das tecnologias na sala de aula, visto que os alunos são nativos digitais e que estão imersos constantemente nesse meio, o presente artigo, através de pesquisa ...
-
A escrita nos anos finais do ensino fundamental sob um prisma interativo
(Vitória, 2021)RESUMO: Ao começar lecionar e presenciar a falta de interatividade na modalidade escrita nos métodos utilizados nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do ensino fundamental, o presente trabalho procura salientar a ...
-
Prática de leitura digital no 3° ano do Ensino Médio : sequência didática sobre o conto Maria da autora Conceição Evaristo
(Vitória, 2021)RESUMO: O presente artigo tem como objetivo trabalhar o conto digital Maria, de Conceição Evaristo, em uma sequência didática, desenvolvendo a criticidade do aluno do 3° ano do Ensino Médio, utilizando o recurso digital ...
-
Variação linguística: uma abordagem pedagógica por meio dos gêneros textuais
(Vitória, 2021)RESUMO: Este artigo pretende relatar algumas discussões acerca da variação linguística, que é tão presente no cotidiano dos falantes. Toda a abordagem discutida está voltada ao estudo dos gêneros textuais e as atividades ...
-
O gênero crônica como incentivo à leitura no ensino médio
(Vitória, 2021)RESUMO: A Crônica é um gênero textual de natureza jornalística e que atualmente está presente em diversos meios de comunicação, bem como, nos livros didáticos de forma literária a serem trabalhados em sala de aula. De ...
-
Variação linguística e preconceito linguístico : análise de estudos sobre estes fenômenos no ambiente escolar do ensino médio
(Vitória, 2021)RESUMO: A variação linguística é um fenômeno observado inicialmente pela sociolinguística. Ela acontece de maneira natural durante a utilização da língua para a comunicação no dia-a-dia e é caracterizada pela diversificação ...
-
O trabalho com o gênero notícia no ensino fundamental II : uma proposta de sequência didática
(Vitória, 2021)RESUMO: Este artigo tem a finalidade de abordar o trabalho com o gênero textual notícia no Ensino Fundamental II, visando mostrar de que maneira o contato com o texto jornalístico Informativo contribui para o processo do ...
-
Auto da Barca do Inferno x Auto da Compadecida: um estudo comparativo dos elementos literários e sociais que aproximam as peças de Gil Vicente e Ariano Suassuna
(Vitória, 2021)RESUMO: Este artigo é fruto de uma pesquisa bibliográfica que estrutura a análise comparativa entre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, e o Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, obras que integram o cânone da ...
-
A Educação de Jovens e Adultos (EJA): desafios da modalidade em tempos de pandemia no ensino da língua portuguesa
(Vitória, 2021)RESUMO: Esta pesquisa tem o intuito de identificar as principais dificuldades do público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no que diz respeito ao uso dos recursos tecnológicos em tempos de pandemia no ensino e aprendizagem ...
Redes Sociais