Show simple item record

Ensino de história e literatura : diálogos possíveis na educação básica

dc.contributor.advisorCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.authorMoraes, Fernanda Pagungue
dc.date.accessioned2022-01-12T13:48:19Z
dc.date.available2022-01-12T13:48:19Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationMORAES, Fernanda Pagungue. Ensino de história e literatura: diálogos possíveis na educação básica. 2021. 145 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1499
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho tem por objetivo uma proposta de pesquisa cuja temática de estudo alinha-se à formação de professores, a partir da relação entre História e Literatura e as possibilidades de potencialização do processo de ensino-aprendizagem no que se refere à produção do conhecimento histórico nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, utilizaremos a leitura de textos narrativos literários nas aulas de História, na tentativa de apontar novas possibilidades didáticas para o fazer pedagógico dos docentes da área de História. Trabalhamos com os conceitos de contemporaneidade sob a ótica de Agamben (2009) e de Grande Tempo, sob a perspectiva bakhtiniana (1997, 2017). Para sustentar nossa hipótese investigativa sobre as potencialidades transdisciplinares entre os dois campos de conhecimento, discutimos alguns pressupostos da História Cultural com base, principalmente, nos escritos de Pesavento (2005). Além disso, as concepções de docência freiriana (1987, 1996), de Gadotti (2002), de Bittencourt (2004, 2008), Fonseca (2003) e Pimenta (1999) tangenciaram nossa pesquisa. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa em diálogo com alguns pressupostos da pesquisa-ação, os quais subsidiaram uma formação de professores remota, tendo em vista o contexto atual de pandemia do novo COVID-19. Em razão das condições de proteção e isolamento social, foi necessário repensar o processo investigativo e dialógico da pesquisa. Aliado à formação docente, produzimos um material educativo em formato de e-book sobre a Literatura no ensino de História como produto educacional. Esperamos com tal diálogo, alcançar a percepção sobre as possibilidades de utilização dos textos narrativos literários para a compreensão do ambiente social, político, econômico e cultural de uma sociedade, e consequentemente, a construção de um conhecimento histórico, em que o aluno seja protagonista do seu aprendizado. Além disso, almejamos que nossa pesquisa possa mostrar as potencialidades de diálogo entre História e Literatura, motivando os profissionais do ensino a compor parcerias em busca de aulas mais provocadoras, proporcionando um processo de ensino-aprendizagem mais relevante para ambos os atores: professor e aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.format.extent145 p.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectHistória e Literaturapt_BR
dc.subjectEnsino de história e formação docentept_BR
dc.subjectLeitura literária e ensino de Históriapt_BR
dc.titleEnsino de história e literatura : diálogos possíveis na educação básicapt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes30004012072P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaEnsino de Humanidadespt_BR
ifes.researchAreaFormação de professorespt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/2450281340934414pt_BR
ifes.course.underposgraduateEnsino de Humanidades
dc.contributor.memberCaprini, Aldieris Braz Amorim
dc.contributor.memberSouza, Santinho Ferreira
dc.contributor.memberVidon, Luciano
dc.contributor.memberCarvalho, Letícia Queiroz de
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/7365705316481729pt_BR
ifes.member.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0431-4691pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0519-6746pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record