Ensino de história e literatura : diálogos possíveis na educação básica
dissertação de mestrado
RESUMO: O presente trabalho tem por objetivo uma proposta de pesquisa cuja temática de estudo alinha-se à formação de professores, a partir da relação entre História e Literatura e as possibilidades de potencialização do processo de ensino-aprendizagem no que se refere à produção do conhecimento histórico nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tal, utilizaremos a leitura de textos narrativos literários nas aulas de História, na tentativa de apontar novas possibilidades didáticas para o fazer pedagógico dos docentes da área de História. Trabalhamos com os conceitos de contemporaneidade sob a ótica de Agamben (2009) e de Grande Tempo, sob a perspectiva bakhtiniana (1997, 2017). Para sustentar nossa hipótese investigativa sobre as potencialidades transdisciplinares entre os dois campos de conhecimento, discutimos alguns pressupostos da História Cultural com base, principalmente, nos escritos de Pesavento (2005). Além disso, as concepções de docência freiriana (1987, 1996), de Gadotti (2002), de Bittencourt (2004, 2008), Fonseca (2003) e Pimenta (1999) tangenciaram nossa pesquisa. Metodologicamente, optamos pela abordagem qualitativa em diálogo com alguns pressupostos da pesquisa-ação, os quais subsidiaram uma formação de professores remota, tendo em vista o contexto atual de pandemia do novo COVID-19. Em razão das condições de proteção e isolamento social, foi necessário repensar o processo investigativo e dialógico da pesquisa. Aliado à formação docente, produzimos um material educativo em formato de e-book sobre a Literatura no ensino de História como produto educacional. Esperamos com tal diálogo, alcançar a percepção sobre as possibilidades de utilização dos textos narrativos literários para a compreensão do ambiente social, político, econômico e cultural de uma sociedade, e consequentemente, a construção de um conhecimento histórico, em que o aluno seja protagonista do seu aprendizado. Além disso, almejamos que nossa pesquisa possa mostrar as potencialidades de diálogo entre História e Literatura, motivando os profissionais do ensino a compor parcerias em busca de aulas mais provocadoras, proporcionando um processo de ensino-aprendizagem mais relevante para ambos os atores: professor e aluno.
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