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Treinamento de profissionais da área de saúde em urgência e emergência utilizando realidade virtual

dc.contributor.advisorAndreão, Rodrigo Varejão
dc.contributor.authorCóser, Anacleto de Angeli
dc.date.accessioned2022-01-07T16:01:46Z
dc.date.available2022-01-07T16:01:46Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationCÓSER, Anacleto de Angeli. Treinamento de profissionais da área de saúde em urgência e emergência utilizando realidade virtual. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Tecnologias Sustentáveis, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001c/00001c84.pdf. Acesso em: 26 jul. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1496
dc.description.abstractRESUMO: O campo de aplicações envolvendo Realidade Virtual para treinamento de profissionais da emergência médica é bastante escasso, apesar dos avanços desta tecnologia. Visando suprir esta escassez e buscando por métodos alternativos aos utilizados atualmente no ensino na área de Urgência e Emergência, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema de treinamento para futuros médicos e profissionais da área de saúde, baseado em Realidade Virtual. Este sistema é composto por uma unidade de processamento central (CPU), uma unidade de processamento gráfica (GPU) para processamento dedicado dos modelos 3D e renderização gráfica, bem como os periféricos (teclado e mouse) para utilização e controle do sistema pelo usuário e o software desenvolvido propriamente. O primeiro passo para o desenvolvimento do software foi a criação dos modelos 3D que iriam compor o cenário virtual. Este cenário foi modelado no 3DS Max versão 2019, programa de modelagem 3D criado pela Autodesk, e texturizado no programa Substance Painter. Após a criação dos modelos, estes foram importados para dentro da plataforma de desenvolvimento de jogos e sistemas virtuais em 3D, conhecida como “Unity”. A partir daí o processo de estruturação e gamificação da aplicação pode ser desenvolvido e implementado. O software que compõe o sistema de treinamento simula uma sala de emergência médica em um ambiente hospitalar. A sala possui inicialmente um paciente em um leito médico necessitando de atendimento emergencial, do qual este será prestado pelo usuário que estará sendo treinado. Ao final, o usuário fará jus a uma nota de desempenho que será baseada em seus erros e acertos, bem como em seu tempo de resposta para a tomada de decisões.pt_BR
dc.format.extent90 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectRealidade Virtualpt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectEmergência Médicapt_BR
dc.subjectTreinamentopt_BR
dc.titleTreinamento de profissionais da área de saúde em urgência e emergência utilizando realidade virtualpt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Vila Velha (UVV)pt_BR
dc.identifier.capes30004012071P9pt_BR
ifes.knowledgeAreaDesenvolvimento de Produtos e Processos Sustentáveispt_BR
ifes.researchAreaOtimização de Serviços, Sistemas e Processospt_BR
ifes.course.underposgraduateTecnologias Sustentáveis
dc.contributor.memberAndreão, Rodrigo Varejão
dc.contributor.memberSantos, Christian Mariani Lucas dos
dc.contributor.memberMestria, Mário
dc.contributor.memberRibeiro, Saulo Pereira


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