dc.contributor.advisor | Andreão, Rodrigo Varejão | |
dc.contributor.author | Cóser, Anacleto de Angeli | |
dc.date.accessioned | 2022-01-07T16:01:46Z | |
dc.date.available | 2022-01-07T16:01:46Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | CÓSER, Anacleto de Angeli. Treinamento de profissionais da área de saúde em urgência e emergência utilizando realidade virtual. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Tecnologias Sustentáveis, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. Disponível em: http://biblioteca.ifes.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/00001c/00001c84.pdf. Acesso em: 26 jul. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1496 | |
dc.description.abstract | RESUMO: O campo de aplicações envolvendo Realidade Virtual para treinamento de
profissionais da emergência médica é bastante escasso, apesar dos avanços desta
tecnologia. Visando suprir esta escassez e buscando por métodos alternativos aos
utilizados atualmente no ensino na área de Urgência e Emergência, o presente
trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema de treinamento para futuros
médicos e profissionais da área de saúde, baseado em Realidade Virtual. Este
sistema é composto por uma unidade de processamento central (CPU), uma unidade
de processamento gráfica (GPU) para processamento dedicado dos modelos 3D e
renderização gráfica, bem como os periféricos (teclado e mouse) para utilização e
controle do sistema pelo usuário e o software desenvolvido propriamente.
O primeiro passo para o desenvolvimento do software foi a criação dos modelos 3D
que iriam compor o cenário virtual. Este cenário foi modelado no 3DS Max versão
2019, programa de modelagem 3D criado pela Autodesk, e texturizado no programa
Substance Painter. Após a criação dos modelos, estes foram importados para dentro
da plataforma de desenvolvimento de jogos e sistemas virtuais em 3D, conhecida
como “Unity”. A partir daí o processo de estruturação e gamificação da aplicação pode
ser desenvolvido e implementado.
O software que compõe o sistema de treinamento simula uma sala de emergência
médica em um ambiente hospitalar. A sala possui inicialmente um paciente em um
leito médico necessitando de atendimento emergencial, do qual este será prestado
pelo usuário que estará sendo treinado. Ao final, o usuário fará jus a uma nota de
desempenho que será baseada em seus erros e acertos, bem como em seu tempo
de resposta para a tomada de decisões. | pt_BR |
dc.format.extent | 90 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Realidade Virtual | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Emergência Médica | pt_BR |
dc.subject | Treinamento | pt_BR |
dc.title | Treinamento de profissionais da área de saúde em urgência e emergência utilizando realidade virtual | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Vila Velha (UVV) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 30004012071P9 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Desenvolvimento de Produtos e Processos Sustentáveis | pt_BR |
ifes.researchArea | Otimização de Serviços, Sistemas e Processos | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Tecnologias Sustentáveis | |
dc.contributor.member | Andreão, Rodrigo Varejão | |
dc.contributor.member | Santos, Christian Mariani Lucas dos | |
dc.contributor.member | Mestria, Mário | |
dc.contributor.member | Ribeiro, Saulo Pereira | |
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