Treinamento de profissionais da área de saúde em urgência e emergência utilizando realidade virtual

Cóser, Anacleto de Angeli (2021)

dissertação de mestrado

RESUMO: O campo de aplicações envolvendo Realidade Virtual para treinamento de profissionais da emergência médica é bastante escasso, apesar dos avanços desta tecnologia. Visando suprir esta escassez e buscando por métodos alternativos aos utilizados atualmente no ensino na área de Urgência e Emergência, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um sistema de treinamento para futuros médicos e profissionais da área de saúde, baseado em Realidade Virtual. Este sistema é composto por uma unidade de processamento central (CPU), uma unidade de processamento gráfica (GPU) para processamento dedicado dos modelos 3D e renderização gráfica, bem como os periféricos (teclado e mouse) para utilização e controle do sistema pelo usuário e o software desenvolvido propriamente. O primeiro passo para o desenvolvimento do software foi a criação dos modelos 3D que iriam compor o cenário virtual. Este cenário foi modelado no 3DS Max versão 2019, programa de modelagem 3D criado pela Autodesk, e texturizado no programa Substance Painter. Após a criação dos modelos, estes foram importados para dentro da plataforma de desenvolvimento de jogos e sistemas virtuais em 3D, conhecida como “Unity”. A partir daí o processo de estruturação e gamificação da aplicação pode ser desenvolvido e implementado. O software que compõe o sistema de treinamento simula uma sala de emergência médica em um ambiente hospitalar. A sala possui inicialmente um paciente em um leito médico necessitando de atendimento emergencial, do qual este será prestado pelo usuário que estará sendo treinado. Ao final, o usuário fará jus a uma nota de desempenho que será baseada em seus erros e acertos, bem como em seu tempo de resposta para a tomada de decisões.


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