Show simple item record

Matemática na educação infantil : uma proposta didática sobre números

dc.contributor.advisorCôco, Dilza
dc.contributor.authorSantos, Katherine
dc.date.accessioned2022-01-03T16:05:41Z
dc.date.available2022-01-03T16:05:41Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationSANTOS, Katherine. Matemática na educação infantil: uma proposta didática sobre números. 2020. 94 f. Monografia (Graduação) – Curso Superior de Licenciatura em Matemática, Instituto Federal do Espírito Santo. Vitória, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1492
dc.description.abstractRESUMO: O trabalho apresenta resultados de pesquisa de conclusão de curso para obtenção do grau de licenciada em matemática pelo Ifes/Vitória. Trata de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que focalizou discussões sobre o conceito de número natural no contexto do trabalho pedagógico na Educação Infantil. Para isso, foi realizado trabalho de campo em uma unidade de ensino do município de Serra/ES, no período de março/2019 a outubro/2019. Esse trabalho de campo envolveu dois momentos específicos. O primeiro consistiu na observação do trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e pelo professor regente junto a uma turma de crianças da faixa etária de 5 anos. A partir das interações, observações e aproximações com os participantes da pesquisa, planejamos o segundo momento: uma sequência de ações didáticas com o objetivo de promover situações em que as crianças pudessem vivenciar demandas de comparação, controle de quantidades, relação numeral/ quantidade e representação numérica, importantes para a apropriação de conhecimentos envolvendo o conceito de número natural. Os dados produzidos nesses dois momentos da etapa empírica do estudo evidenciaram que as ações didáticas observadas no cotidiano do CMEI investigado guardam espaço para redimensionamentos. Assim, propusemos tarefas variadas que articulavam relações entre arte e matemática, sinalizando possibilidades pela via da brincadeira, que as crianças pudessem pensar e dialogar com seus pares, diferentes ideias envolvidas no conceito de número. Nesse processo da pesquisa, entendemos ainda a importância de ouvir as crianças e ter atenção as suas diferentes respostas para poder intervir de modo intencional e apropriado.pt_BR
dc.format.extent94 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTeoria Histórico-Culturalpt_BR
dc.titleMatemática na educação infantil : uma proposta didática sobre númerospt_BR
dc.typetrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionPrefeitura Municipal de Vila Velhapt_BR
dc.contributor.institutionPrefeitura Municipal da Serrapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/3131702431327694pt_BR
ifes.course.undergraduateLicenciatura em Matemática
dc.contributor.memberCôco, Dilza
dc.contributor.memberSilva, Sandra Aparecida Fraga da
dc.contributor.memberTorezani, Fabiany Cezário Dias
dc.contributor.memberGomes, Dayane de Souza
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/9586060156931069pt_BR
ifes.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8371-8517pt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record