Matemática na educação infantil : uma proposta didática sobre números

Santos, Katherine (2020)

trabalho de conclusão de curso

RESUMO: O trabalho apresenta resultados de pesquisa de conclusão de curso para obtenção do grau de licenciada em matemática pelo Ifes/Vitória. Trata de pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que focalizou discussões sobre o conceito de número natural no contexto do trabalho pedagógico na Educação Infantil. Para isso, foi realizado trabalho de campo em uma unidade de ensino do município de Serra/ES, no período de março/2019 a outubro/2019. Esse trabalho de campo envolveu dois momentos específicos. O primeiro consistiu na observação do trabalho pedagógico desenvolvido pela escola e pelo professor regente junto a uma turma de crianças da faixa etária de 5 anos. A partir das interações, observações e aproximações com os participantes da pesquisa, planejamos o segundo momento: uma sequência de ações didáticas com o objetivo de promover situações em que as crianças pudessem vivenciar demandas de comparação, controle de quantidades, relação numeral/ quantidade e representação numérica, importantes para a apropriação de conhecimentos envolvendo o conceito de número natural. Os dados produzidos nesses dois momentos da etapa empírica do estudo evidenciaram que as ações didáticas observadas no cotidiano do CMEI investigado guardam espaço para redimensionamentos. Assim, propusemos tarefas variadas que articulavam relações entre arte e matemática, sinalizando possibilidades pela via da brincadeira, que as crianças pudessem pensar e dialogar com seus pares, diferentes ideias envolvidas no conceito de número. Nesse processo da pesquisa, entendemos ainda a importância de ouvir as crianças e ter atenção as suas diferentes respostas para poder intervir de modo intencional e apropriado.


Colecciones: