Aprendizagem baseada em projetos: desenvolvimento de planilha eletrônica de instalações de água fria

Póvoa, Luisa Muylaert de Menezes (2021)

tcc

RESUMO: Os processos de ensino-aprendizado sofrem modificações conforme acontecem as transformações na nossa sociedade ao longo dos anos. Atualmente, uma das metodologias utilizadas para o ensino é a Aprendizagem Baseada em Projetos, abordagem que o discente tem um papel ativo, sendo o principal responsável por sua aprendizagem, tendo o professor como um mediador. Com isso, a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos torna-se muito interessante nas disciplinas da área técnica, pois nessas disciplinas, normalmente, os cálculos são complexos, as aulas expositivas são monótonas e os alunos, muitas vezes, não prestam atenção na aula e decoram os conteúdos sem entender o real sentido das aplicações. Neste sentido, o presente trabalho tem o objetivo de apresentar uma proposta de intervenção pedagógica, por meio da Aprendizagem Baseada em Projetos, trazendo uma atividade de desenvolvimento de uma planilha eletrônica para o dimensionamento de alguns componentes de instalações hidráulicas e sanitárias para disciplina de Projeto de Instalações Hidráulicas e Sanitárias do curso de Arquitetura. Com o projeto, os alunos colocam em prática os conhecimentos técnicos de informática, matemática, tecnologia e de instalações hidráulicas e sanitárias.

ABSTRACT: The teaching-learning processes undergo modifications as changes in our society occur over time. Currently, one of the methodologies used for teaching is Project-Based Learning, which is an approach in which the student has an active role, being the main responsible for his learning and the teacher being a mediator. Thus, the use of Project-Based Learning becomes very interesting in technical subjects, because in these subjects, usually, the calculations are complex, the lectures are monotonous, and students often memorize the procedures without understanding the real meaning of the applications. In this sense, this paper aims to present a proposal for pedagogical intervention, through project-based learning, bringing an activity for the development of a spreadsheet for the dimensioning of some components of hydraulic and sanitary installations for the discipline of Design of Hydraulic and Sanitary Installations in the Architecture course. With this project, the students put into practice their technical, mathematical, technological, and hydraulic and sanitary installation knowledge.


Collections: