A relação entre as vendas online e a pandemia do Covid-19: um estudo de caso de um supermercado da cidade de Colatina-ES

Mattiuzzi, Lais Gatti ; Bragato, Cláudia Guio (2021)

tcc

RESUMO: Com o avanço da COVID-19 em todo o mundo, muitas empresas necessitaram reinventar suas práticas de vendas no mercado. Os supermercados brasileiros sofreram com algumas restrições de mobilidade impostas pelo governo: somente era permitido ir aos estabelecimentos uma quantidade estabelecida de pessoas ou dentro da faixa etária autorizada a frequentar esses locais. Diante dessa realidade, nota-se que muitos supermercados, que já utilizavam e-commerce, cujo recurso não era empregado como principal meio para essa finalidade, tiveram um aumento nas vendas online. A entrada e a utilização das ferramentas do mundo do marketing digital foram então impulsionadas e estimuladas para esse segmento. Essa pesquisa foi estruturada e embasada no estudo do comportamento de um supermercado da cidade de Colatina-ES, que apresentou um aumento significativo nas vendas através do e-commerce durante o período de pandemia. Após os dados coletados e a entrevista realizada, concluiu-se que a pandemia afetou sim as vendas realizadas por esse estabelecimento que forneceu informações para que fosse possível compreender a utilização desse recurso para divulgar seu site e as vendas online a fim de atingir um maior número de clientes nesse novo contexto.

ABSTRACT: With the advancement of COVID-19 around the world, many companies needed to reinvent their sales in the market. Brazilian supermarkets suffered from some mobility restrictions imposed by the government: only a set number of people or within the age group authorized to attend these places was allowed to go to establishments. Given this reality, it is noted that many supermarkets, which already used e-commerce, whose resource was not used as the main means for this purpose, had an increase in online sales. The entry and use of tools from the world of digital marketing were then boosted and stimulated for this segment. This research was structured and based on the study of the behavior of a supermarket in the city of Colatina-ES, which showed a significant increase in sales through e-commerce during the pandemic period. After the data collected and the interview conducted, it was concluded that the pandemic did affect the sales made by this establishment, which provided information so that it was possible to understand the use of this resource to publicize its website and online sales in order to reach a greater number of customers in this new context.


Collections: