dc.contributor.advisor | Silva, Lucas dos Passos e | |
dc.contributor.author | Uhl, Ellen Faller | |
dc.date.accessioned | 2021-12-23T16:01:58Z | |
dc.date.available | 2021-12-23T16:01:58Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | UHL, Ellen Faller. Poesia e práticas de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental: uma proposta para o 9º ano. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1481 | |
dc.description.abstract | RESUMO: Sabe-se que a capacidade interpretativa é basilar para que haja êxito tanto na interação verbal quanto em todos os aspectos que envolvem a amplitude da comunicação e da existência humana. Nesse sentido, esta pesquisa busca discutir e identificar as principais dificuldades dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental no que diz respeito à leitura, compreensão e interpretação textual. Para isso, alvitra reflexões sobre a leitura do texto poético como espaço privilegiado para desenvolver uma postura ativa, autônoma e crítica dos estudantes na construção da interpretação. Sendo assim, apresentam-se estratégias que favorecem os alunos na interpretação de poemas, partindo sobretudo da análise da organização do texto poético e dos recursos utilizados para a construção de sentidos, de modo a avaliar a importância da poesia para a sensibilização e humanização do indivíduo. Descrevem-se, portanto, as atividades cognitivas que envolvem a compreensão e a interpretação do texto poético, indicando uma sequência de atividades para o exercício da leitura, análise e interpretação poética nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, baseada na sequência expandida proposta por Cosson (2007) nas práticas de leitura literária. A investigação resultou na produção de um manual didático, com base na sequência de atividades elaborada. O desenvolvimento da pesquisa deu-se por meio de abordagem qualitativa a partir de algumas particularidades da pesquisa-ação, tendo como ponto de partida a leitura e análise de poemas de autores modernos e contemporâneos da literatura brasileira. Espera-se que sejam formados leitores mais sensíveis e críticos, especialmente de poesia. Como ponto de apoio, as reflexões se pautam nas concepções teóricas de Zilberman (2009), Compagnon (2009) e Candido (2004) sobre leitura literária; contribuições de Salgueiro (2013), Moriconi (2002) e Pignatari (2011) sobre a poesia; discussões de Pinheiro (2018), Sorrenti (2013) e Colomer (2007) sobre a presença da poesia e da leitura literária no contexto escolar; estudos de Solé (1998), Koch (2005) e Marcuschi (2008) sobre leitura, compreensão e interpretação textual; apontamentos de Chociay (1974), Bandeira (1968) e Said Ali (1999) sobre teoria da lírica; entre outros autores. | pt_BR |
dc.format.extent | 157 f. | pt_BR |
dc.language | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | acesso_aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise poética | pt_BR |
dc.subject | Interpretação textual | pt_BR |
dc.subject | Poesia e ensino | pt_BR |
dc.title | Poesia e práticas de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental : uma proposta para o 9° ano | pt_BR |
dc.type | dissertação de mestrado | pt_BR |
dc.publisher.local | Vitória | pt_BR |
ifes.campus | Campus_Vitoria | pt_BR |
dc.contributor.institution | Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) | pt_BR |
dc.identifier.capes | 23001011069P5 | pt_BR |
ifes.knowledgeArea | Linguagens e Letramentos | pt_BR |
ifes.researchArea | Estudos da Linguagem e Práticas Sociais | pt_BR |
ifes.course.underposgraduate | Mestrado Profissional em Letras | |
dc.contributor.member | Carvalho, Letícia Queiroz de | |
dc.contributor.member | Vidon, Luciano Novaes | |
dc.contributor.member | Silva, Lucas dos Passos e | |
Redes Sociais