Show simple item record

Poesia e práticas de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental : uma proposta para o 9° ano

dc.contributor.advisorSilva, Lucas dos Passos e
dc.contributor.authorUhl, Ellen Faller
dc.date.accessioned2021-12-23T16:01:58Z
dc.date.available2021-12-23T16:01:58Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationUHL, Ellen Faller. Poesia e práticas de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental: uma proposta para o 9º ano. 2021. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Mestrado Profissional em Letras, Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1481
dc.description.abstractRESUMO: Sabe-se que a capacidade interpretativa é basilar para que haja êxito tanto na interação verbal quanto em todos os aspectos que envolvem a amplitude da comunicação e da existência humana. Nesse sentido, esta pesquisa busca discutir e identificar as principais dificuldades dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental no que diz respeito à leitura, compreensão e interpretação textual. Para isso, alvitra reflexões sobre a leitura do texto poético como espaço privilegiado para desenvolver uma postura ativa, autônoma e crítica dos estudantes na construção da interpretação. Sendo assim, apresentam-se estratégias que favorecem os alunos na interpretação de poemas, partindo sobretudo da análise da organização do texto poético e dos recursos utilizados para a construção de sentidos, de modo a avaliar a importância da poesia para a sensibilização e humanização do indivíduo. Descrevem-se, portanto, as atividades cognitivas que envolvem a compreensão e a interpretação do texto poético, indicando uma sequência de atividades para o exercício da leitura, análise e interpretação poética nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, baseada na sequência expandida proposta por Cosson (2007) nas práticas de leitura literária. A investigação resultou na produção de um manual didático, com base na sequência de atividades elaborada. O desenvolvimento da pesquisa deu-se por meio de abordagem qualitativa a partir de algumas particularidades da pesquisa-ação, tendo como ponto de partida a leitura e análise de poemas de autores modernos e contemporâneos da literatura brasileira. Espera-se que sejam formados leitores mais sensíveis e críticos, especialmente de poesia. Como ponto de apoio, as reflexões se pautam nas concepções teóricas de Zilberman (2009), Compagnon (2009) e Candido (2004) sobre leitura literária; contribuições de Salgueiro (2013), Moriconi (2002) e Pignatari (2011) sobre a poesia; discussões de Pinheiro (2018), Sorrenti (2013) e Colomer (2007) sobre a presença da poesia e da leitura literária no contexto escolar; estudos de Solé (1998), Koch (2005) e Marcuschi (2008) sobre leitura, compreensão e interpretação textual; apontamentos de Chociay (1974), Bandeira (1968) e Said Ali (1999) sobre teoria da lírica; entre outros autores.pt_BR
dc.format.extent157 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectAnálise poéticapt_BR
dc.subjectInterpretação textualpt_BR
dc.subjectPoesia e ensinopt_BR
dc.titlePoesia e práticas de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental : uma proposta para o 9° anopt_BR
dc.typedissertação de mestradopt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCampus_Vitoriapt_BR
dc.contributor.institutionUniversidade Federal do Espírito Santo (Ufes)pt_BR
dc.identifier.capes23001011069P5pt_BR
ifes.knowledgeAreaLinguagens e Letramentospt_BR
ifes.researchAreaEstudos da Linguagem e Práticas Sociaispt_BR
ifes.course.underposgraduateMestrado Profissional em Letras
dc.contributor.memberCarvalho, Letícia Queiroz de
dc.contributor.memberVidon, Luciano Novaes
dc.contributor.memberSilva, Lucas dos Passos e


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record