Poesia e práticas de leitura literária nos anos finais do ensino fundamental : uma proposta para o 9° ano

Uhl, Ellen Faller (2021)

dissertação de mestrado

RESUMO: Sabe-se que a capacidade interpretativa é basilar para que haja êxito tanto na interação verbal quanto em todos os aspectos que envolvem a amplitude da comunicação e da existência humana. Nesse sentido, esta pesquisa busca discutir e identificar as principais dificuldades dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental no que diz respeito à leitura, compreensão e interpretação textual. Para isso, alvitra reflexões sobre a leitura do texto poético como espaço privilegiado para desenvolver uma postura ativa, autônoma e crítica dos estudantes na construção da interpretação. Sendo assim, apresentam-se estratégias que favorecem os alunos na interpretação de poemas, partindo sobretudo da análise da organização do texto poético e dos recursos utilizados para a construção de sentidos, de modo a avaliar a importância da poesia para a sensibilização e humanização do indivíduo. Descrevem-se, portanto, as atividades cognitivas que envolvem a compreensão e a interpretação do texto poético, indicando uma sequência de atividades para o exercício da leitura, análise e interpretação poética nas aulas de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental, baseada na sequência expandida proposta por Cosson (2007) nas práticas de leitura literária. A investigação resultou na produção de um manual didático, com base na sequência de atividades elaborada. O desenvolvimento da pesquisa deu-se por meio de abordagem qualitativa a partir de algumas particularidades da pesquisa-ação, tendo como ponto de partida a leitura e análise de poemas de autores modernos e contemporâneos da literatura brasileira. Espera-se que sejam formados leitores mais sensíveis e críticos, especialmente de poesia. Como ponto de apoio, as reflexões se pautam nas concepções teóricas de Zilberman (2009), Compagnon (2009) e Candido (2004) sobre leitura literária; contribuições de Salgueiro (2013), Moriconi (2002) e Pignatari (2011) sobre a poesia; discussões de Pinheiro (2018), Sorrenti (2013) e Colomer (2007) sobre a presença da poesia e da leitura literária no contexto escolar; estudos de Solé (1998), Koch (2005) e Marcuschi (2008) sobre leitura, compreensão e interpretação textual; apontamentos de Chociay (1974), Bandeira (1968) e Said Ali (1999) sobre teoria da lírica; entre outros autores.