Show simple item record

Google Arts & Culture : estudo de caso com alunos do ensino fundamental I - 5º ano e a aplicabilidade nas aulas de arte

dc.contributor.advisorBigati, Fábio Luiz
dc.contributor.authorCassimiro, Renata Souza
dc.date.accessioned2021-12-23T14:35:07Z
dc.date.available2021-12-23T14:35:07Z
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationCASSIMIRO, Renata Souza. Google Arts & Culture: estudo de caso com alunos do ensino fundamental I - 5º ano e a aplicabilidade nas aulas de arte. 2019. 50 f. Monografia (Especialização em Informática na Educação) - Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1478
dc.description.abstractRESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um aplicativo que vem facilitando bastante o cotidiano dos professores de arte em sala de aula. A ferramenta Google Arts & Culture proporciona de forma gradativa as atividades desenvolvidas pelos professores, pois trata-se de um recurso tecnológico que possibilita mostrar obras de arte com qualidade excelente e nitidez e com um primoroso recurso que consegue aproximar as obras a ponto de ver as pinceladas, além de poder navegar dentro de museus através da ferramenta “Street View”. Tendo em vista que trata-se de uma ferramenta com muitas funcionalidades no campo da arte, esse trabalho apresenta uma pesquisa sobre a vivência de uma professora que utiliza esse recurso em suas aulas e o retorno dos alunos a respeito da ferramenta, bem como a percepção de outros professores. Essa pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Lenir Borlot situada na região de São Pedro na cidade de Vitória com uma turma de 5º ano com o total de 13 alunos do turno vespertino. Como recursos metodológicos, foram aplicados questionário aos alunos do 5º ano, e aos professores de outras áreas, assim foi possível cruzar as informações oferecidas pelo público pesquisado. Diante do resultado, podemos ver no decorrer da pesquisa que a maioria dos alunos pesquisados possui recursos tecnológicos em casa, motivo pelo qual facilita muito no desenvolvimento do ensino e aprendizagem das aulas de artes. Palavras-chave: Artes. Professor. Aluno. Google Arts & Culture. Sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractABSTRACT: The present work aims to present an application that has made daily art teachers a lot easier in the classroom. The Google Arts & Culture tool gradually provides the activities developed by teachers, as it is a technological resource that allows to show works of art with excellent quality and sharpness and with an exquisite resource that can approach the works to the point of seeing the brushstrokes, and can navigate within museums through the "Street View" tool. Considering that it is a tool with many functionalities in the field of art, this work presents a research about the experience of a teacher who uses this resource in their classes and the students' feedback about the tool, as well as the perception of other teachers. This research was carried out at Lenir Borlot Municipal School of Primary Education located in the region of São Pedro in the city of Vitória with a class of 5 th year with a total of 13 students on the afternoon shift. As methodological resources, a questionnaire was applied to 5th grade students, and to teachers from other areas, so it was possible to cross-reference the information offered by the surveyed public. Given the result, we can see in the course of the research that most of the students studied have technological resources at home, which is why it facilitates a lot in the development of teaching and learning of art classes. Keywords: Arts. Teacher. Student Google Arts & Culture. Classroom.pt_BR
dc.format.extent50 f.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.rightsacesso_abertopt_BR
dc.subjectInformática na educaçãopt_BR
dc.subjectInformatics in Educationpt_BR
dc.subjectArtespt_BR
dc.subjectArtspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary schoolpt_BR
dc.subjectEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.subjectTeaching - auxiliary meanspt_BR
dc.titleGoogle Arts & Culture : estudo de caso com alunos do ensino fundamental I - 5º ano e a aplicabilidade nas aulas de artept_BR
dc.typetccpt_BR
dc.publisher.localVitóriapt_BR
ifes.campusCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/4753695050558880pt_BR
dc.description.affiliationIfesCentro_de_Referencia_em_Formacao_e_em_Educacao_a_Distanciapt_BR
ifes.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6949562541953204pt_BR
ifes.course.underposgraduateInformática na educação
dc.contributor.memberLopes, Luis Carlos Loos
dc.contributor.memberBiancucci, Mariana
ifes.member.latteshttp://lattes.cnpq.br/1564868366884296pt_BR


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record